Notícias

MT é estado 100% livre de animais importados

Na última semana o Indea-MT disponibilizou os dados de abate de bovinos em Mato Grosso em novembro. No mês, foram abatidos 405.270 animais, alta de 1,29% na comparação com outubro.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal, aponta que esse acréscimo deve-se exclusivamente as fêmeas, pois em todas as faixas etárias houve significativo aumento, e com isso, o total de fêmeas abatidas cresceu 25,6%.

Em contrapartida, os machos obtiveram queda em todas as faixas etárias, recuando 8,32%. Tal movimentação pode ser explicada pela sazonalidade, visto que, em 12 dos últimos 14 anos o abate de fêmeas registrou elevação comparando-se novembro com outubro, e em nove dos últimos 14 anos, o total de machos abatidos diminuiu.

As principais justificativas para esse fluxo “padrão” são: diminuição da entrega de animais de confinamentos (maioria de machos), e com o adiantamento das chuvas. Há relatos de pecuaristas que anteciparam a estação de monta, e conseguiram desta forma abreviar o descarte de fêmeas que não emprenharam.

Arroba em queda – Com o aumento da quantidade de animais no mercado físico não acompanhado por uma melhora na demanda, o boi gordo nos últimos meses vem sofrendo recuos consecutivos em suas cotações.

Diante disto, o Imea traçou cenários futuros para o preço do boi gordo em Mato Grosso levando em consideração as cotações do animal na BM&F Bovespa para os próximos cinco meses, e considerando diferenciais de base SP-MT diferentes.

Apesar das discrepâncias entre os valores, em virtude dos diferenciais de base diferentes, a cotação do boi gordo futuro aponta para apenas um sentido: queda, podendo chegar a R$ 125,70/@ em maio 16 (considerando diferencial de base histórico – 13,40%).

Essas previsões ficam como um alerta, para que os pecuaristas se planejem para o ano que está por vir, visto que, 2017 pode ser um ano difícil para as receitas.

Fonte: Acrimat

Artigos relacionados
Mato Grosso

Patrulha Rural resgata 30 animais em situação de maus-tratos

Notícias

Confinamento supera expectativa e fecha com alta de 12%

Notícias

Mais de 800 animais Nelore serão avaliados no Circuito Boi Verde, em Vilhena (RO)

Notícias

Nova altura para caminhões que transportam animais vivos é aprovada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.