NotíciasGeralMato Grosso

“O Pantanal é nossa vida” deputado de MT lança música inédita para despertar conscientização

O Pantanal é nossa vida - agronews

Produção musical “O Pantanal é nossa vida” destaca ainda a necessidade de proteger os municípios pantaneiros, manter a pecuária sustentável no bioma e utilizar o ativo como “moeda verde” nos programas de crédito de carbono. Aperte o play!

“O Pantanal é nossa vida”

O deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) lançou nas redes sociais um videoclipe para sensibilizar e chamar a atenção da opinião pública e das autoridades sobre a necessidade da preservação do Pantanal. O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa (ALMT).

A música inédita “O Pantanal é nossa vida” foi sugerida pelo deputado como tema ao multi-instrumentista Oliveira Filho, que criou a composição. O intérprete da música é o cantor Allan Maycon e o vídeo foi produzido pelo editor e documentarista Vicente Delgado, do portal Agronews. O deputado que também participou da produção, sempre defende o Pantanal, por ter sua origem em Santo Antônio de Leverger.

Nas imagens com base no arquivo da TV AL e da internet, o videoclipe narra a destruição por queimadas em 2020 e 2021 do paraíso que é o bioma, um dos 3 de Mato Grosso junto com o Cerrado e a Amazônia. Em algumas cenas podemos ver animais que foram mortos durante os incêndios e outros que sobreviveram, porém com queimaduras e feridas.

pantanal,o pantanal é nossa vida
Deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT)

O deputado Professor Allan Kardec afirma que a produção descreve a união e força, a esperança de todos os pantaneiros, homens e mulheres e dos empresários e organizações que vivem e defendem o Pantanal. E do “violeiro que volta a cantar as belezas naturais” do bioma.

Falamos não só da preservação, como também do desenvolvimento econômico da pecuária sustentável, do Pantanal ser potência com nosso gado. Lutamos juntos com os pecuaristas que têm sua propriedade e mantêm preservação dos seus ninhais, da área de reserva. Estamos lutando para que esse proprietário receba dinheiro, recurso do programa crédito de carbono, ‘moeda verde’ “, argumenta o deputado.

Ele também comentou o quadro de destruição com as queimadas ocorridas nós 2 últimos anos. “Somos testemunhas diárias dos casos da agressão ao meio ambiente, como acompanhei e fiscalizei como cidadão com a seca e destruição das Baías de Chacororé e Siá Mariana, em setembro de 2021. Ou do fogo no Pantanal em 2020 e 2021 que destruiu uma área imensa do bioma Patrimônio da Humanidade, matas, propriedades e matou animais“, menciona.

o pantanal é nossa vida
"O Pantanal é nossa vida" deputado de MT lança música inédita para despertar conscientização

Boa parte do videoclipe da música descreve exatamente essa devastação ocorrida no Pantanal naquele período, com animais e vegetação que foram queimados. Em 2021, cerca de 2 milhões de hectares (13% do bioma) foram destruídos pelo fogo, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Eco 92

Na semana do meio ambiente, o deputado Professor Allan já havia sensibilizado a opinião pública, autoridades e a população com a lembrança da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), ocorrida no Rio de Janeiro, conhecida como a Cúpula da Terra, cujo aniversário de 30 anos foi comemorado no dia 3 de junho. A ECO-92 foi promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e contou com a presença de 180 chefes de Estado.

Ele lembrou que muitos dos desastres naturais e outros fenômenos climáticos atuais alertados naquela época por estudiosos e pesquisadores estão em andamento. E reforçou que “temas como economia sustentável, mundo menos consumista e modelos de desenvolvimento começaram a ficar mais populares e foram mais estudados por pesquisadores, iniciativa pública e privada e líderes“.

Além de outros compromissos entre nações e líderes, como “planeta saudável, mudanças climáticas, combate à pobreza, biodiversidade, economia verde, crédito de carbono, energia limpa e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 entraram como boas práticas para cidadãos, ambientalistas, pesquisadores, empresários e gestores públicos“.

Para assistir o videoclipe clique aqui!

Por Jonas da Silva – AGRONEWS®

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
Mato GrossoGeralNotícias

Em MT, Sema monitora animais silvestres da Estrada do Pantanal, confira!

Mato GrossoNotícias

Ministro Paulo Alvin anuncia implantação de instituto de pesquisa do Pantanal

GeralNotícias

Proposta para substituição de gramínea no Pantanal será apresenta nesta quinta(26)

GeralNotícias

Deputado defende "Moeda Verde" e permanência de MT na Amazônia Legal

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.