conecte-se conosco

Notícias

Preços da Tilápia passam a fazer parte dos indicadores do CEPEA

Publicado

em

preço da tilápia

O indicador de preços da Tilápia é uma iniciativa da Peixe BR em parceria com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP e visa a profissionalização da cadeia produtiva do setor.

Na live de apresentação do Projeto – Indicador de Preços de Tilápia, que foi transmitida pelo Youtube (27), a Peixe BR convidou o Dr. Thiago Carvalho para esclarecer as estratégias, metodologia e ações que serão implementadas para a formação dos indicadores da Tilápia. Thiago é pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ESALQ/USP), na área de gestão, análise de projetos e pesquisa de mercado, com ênfase em proteína animal. Membro do grupo internacional Agribenchmark desde 2006 e do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) desde 2016.

preço da tilápia
Dr. Thiago Bernardino de Carvalho – Pesquisador CEPEA/ESALQ-USP

Dr. Thiago afirma que esta inciativa será muito importante para o setor. “Eu fico muito contente em desenvolver algo tão importante pra cadeia do pescado, mais especificamente o indicador de Tilápia. Quando a gente fala de indicador de preços, ele baliza o mercado, é importante para tomada de decisão, mas principalmente reduz incertezas, reduz o oportunismo e deixa mais consistente a análise da cadeia produtiva.“, avalia o pesquisador.

Entre os assuntos abordados, destaca-se a metodologia empregada na composição de preços da tilápia, que leva em consideração: periodicidade, unidade de medida, regiões de referência, entrega, especificação do produto, agentes consultados e taxa de desconto. Os indicadores serão divulgados semanalmente como informado por Thiago Carvalho durante a live.

preço da tilápia
Preços da Tilápia passam a fazer parte dos indicadores do CEPEA

Para Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, ter indicadores e métricas consistentes, é fundamental para que o produtor rural possa fazer o seu planejamento corretamente. “A tilapicultura no Brasil hoje é uma atividade que já tem um aporte tecnológico muito grande, as empresas estão crescendo com taxas superiores a 30% ao ano, nós temos novos investidores no mercado e novas oportunidades de negócios. Agora estas novas oportunidades se consolidam com uma velocidade maior ou menor, se houver números para se fazer planejamento. Nós precisamos de uma profissionalização, uma melhoria no processo de gestão para que possamos continuar diante deste cenário de aumento dos insumos.“, esclarece Francisco Medeiros.

Logo abaixo você pode assistir a live na íntegra!

Participe na formação dos indicadores de preço da Tilápia

Você pode fazer parte da comunidade Cepea/Esalq-USP, e participar do Projeto do Indicador de Preços da Tilápia, preencha os dados no link abaixo. Essa relação não envolve nenhum custo financeiro. Baseia-se exclusivamente na troca de informações. O Colaborador passa à equipe Cepea informações sobre negócios específicos e recebe, em troca, preços médios regionais e análises do mercado sobre o qual colabora.

Clique no link: http://bit.ly/ProjetoIndicador

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone/whatsapp (19) 3429-8859

Por Vicente Delgado – AGRONEWS

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Nicolau Balaszow

    31 de maio de 2021 às 11:03

    O setor pesqueiro merece muita atenção, e já faz tempo…

Comente sobre esta matéria

Tendências