Primeiro bairro do mundo impresso em 3D

A cidade de Austin, nos Estados Unidos, foi palco da inauguração do primeiro bairro do mundo construído integralmente com impressão 3D. The Genesis Collection, como foi batizado, é composto por 100 casas sustentáveis, que são alimentadas por painéis solares e possuem um custo de construção mais baixo do que os modelos convencionais.

Primeiro bairro do mundo impresso em 3D

Segundo a Lennar, empresa responsável pelo projeto, as casas são concluídas em cerca de 30% do tempo necessário para a construção de um imóvel convencional, o que permite a entrega completa do bairro para o próximo ano. Além disso, apenas três operários são necessários para a conclusão de uma casa, graças à alta tecnologia utilizada no processo de impressão.

Primeiro bairro do mundo impresso em 3D

As residências, que têm entre dois e quatro quartos e são espaçosas e confortáveis, também têm o diferencial de possuir paredes e partes elétricas, hidráulicas e de ventilação impressas. A ideia é que outros painéis solares sejam instalados nas ruas do bairro para que a iluminação pública também seja sustentável.

O sucesso do projeto em Austin também chamou a atenção de outros países, como o Brasil, que já possui projetos similares em andamento na região Nordeste. “Estas são as primeiras 100 casas, mas esperamos ser capazes de aumentar a escala e realmente reduzimos os tempos de entrega e os custos“, afirmou Stuart Miller, CEO da Lennar.

Primeiro bairro do mundo impresso em 3D - agronews

A ICON, empresa líder na impressão 3D em grande escala, quem ficou responsável pela construção das residências em parceria com o BIG – Bjarke Ingels Group. Este é o primeiro e maior bairro residencial do mundo construída com a ajuda de uma frota de robôs que utilizam técnicas de construção aditiva.

Além de se beneficiar da tecnologia de impressão 3D, o projeto também se destaca pelo seu foco em sustentabilidade e pelo preço acessível das residências. Esta iniciativa vem em resposta à crise imobiliária em Austin, uma das cidades mais dinâmicas e em rápido crescimento nos Estados Unidos, sede de empresas como Tesla, Apple, Google, Microsoft e Oracle.

Primeiro bairro do mundo impresso em 3D

O processo de construção das casas do primeiro bairro do mundo construído com impressão 3D foi cuidadosamente planejado pela Lennar. De acordo com o CEO da empresa, Stuart Miller, a impressora primeiro imprime uma camada de cimento sustentável para formar as paredes e deixar todas as aberturas projetadas, como tomadas, portas e janelas.

Após a conclusão da estrutura, a impressora finaliza as casas com o acabamento nas cores desejadas, deixando os imóveis prontos para serem habitados. Além de ser impresso em 3D, o bairro possui uma estrutura sustentável, com painéis solares instalados tanto nas casas quanto nas ruas, garantindo uma fonte de energia limpa e renovável.

Assista abaixo o vídeo de apresentação desta inovação arquitetônica. Aperte o Play!

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *