CuriosidadesNotícias

Queijo branco x queijo amarelo; descubra a diferença entre eles

Dificilmente vamos encontrar alguém que não goste de queijo. Afinal, é um alimento que faz sucesso nos cardápios dos mais variados países, existem diversos tipos de queijo nos mais variados preços, dentre eles o famoso queijo minas, fabricado pelos mineiros, seja qual for o queijo ele será sempre bem vindo a mesa dos brasileiros

No Brasil, o queijo branco e o amarelo são muito comuns e acessíveis, não somente pelo preço, mas por estarem presentes em receitas populares, incluindo nas comidas de fast food. Mas será que existe alguma diferença entre eles? É possível afirmar que um é mais saudável que o outro? É isso que vamos descobrir, continue a leitura a seguir:

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Como é o processo de fabricação?

Embora sejam quase a mesma coisa, o queijo amarelo é considerado um vilão por muitas pessoas. O que acontece é que ele conta com um teor de gordura maior que o queijo branco — característica adquirida durante o processo de fabricação. Além disso, tem um sabor mais rico, o que o faz ser um pouco mais caro na maioria dos países

É interessante destacar que o queijo amarelo tem variações significativas de sabor conforme a marca. Essas diferenças podem ser causadas por alguns fatores, como o estilo de fabricação, as proporções de culturas de queijo e os temperos usados.

O queijo branco, por outro lado, tem menos gordura porque o processo pelo qual é fabricado faz com que sua textura fique mais seca e, em alguns casos, até se desintegre com mais facilidade. Também é devido à sua manufatura que deixa essa opção com um sabor menos forte que o amarelo. Como a coalhada é drenada por um período menor, o teor de gordura também diminui e o sabor fica mais leve.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Qual é o mais saudável?

queijo,diferença entre queijo

Devido às características que citamos acima, muitas pessoas colocam o queijo amarelo do lado dos vilões, afinal, tem mais gordura e sal. Além disso, é ele o mais presente nos lanches supercalóricos das lanchonetes de shopping e barraquinhas de rua, o que não ajuda para uma boa fama.

Na prática, no entanto, essa crença nem sempre é verdade: mesmo que muitos queijos brancos sejam magros, como o famoso minas, o cottage e o coalho, existem aqueles que são mais “gordos” também, a exemplo do mascarpone e do cream cheese. Alguns podem até superar o amarelo em sal, já que dependendo da marca chegam a ter mais sódio que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, a questão nutricional pesa contra a maioria dos queijos brancos, já que contam com menos nutrientes como magnésio, cálcio e fósforo. Também têm menos proteínas em comparação aos amarelos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Então, o que fazer para escolher o melhor?

O consumo de queijo, seja ele qual for, obedece a mesma regra que usamos para outros alimentos do grupo dos laticínios, a exemplo do requeijão, iogurte e leite. É inegável que são fontes de proteína, vitaminas, fósforo e cálcio e, por isso, devem estar presentes em nossa dieta,

Mas — para não errar — o ideal é consumir com moderação. Uma dica para saber exatamente o que você está comendo é sempre conferir os rótulos, até porque pode haver uma variação nutricional significativa entre uma marca e outra, essa é a dica que os nutricionistas dão, leia a informação nutricional dos alimentos!

Se mesmo assim você ainda estiver com dúvidas, vale a pena conversar com um nutricionista para que esse profissional possa recomendar a melhor opção para seu perfil e seu objetivo, caso esteja fazendo uma dieta, por exemplo.

Fonte: Mega Curioso

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Mostrar mais
Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados