Rally da Safra 2022: técnicos retornam ao Médio Norte de Mato Grosso

Após avaliação das áreas com variedades precoces, técnicos do Rally Safra percorrerão lavouras de soja média e tardia

A região Médio Norte do Mato Grosso volta ao roteiro do Rally da Safra, principal expedição técnica para avaliação das lavouras de soja e milho do Brasil. Os técnicos que percorreram as principais áreas com variedades de soja precoce entre 09 e 15 de janeiro, retornam à região para confirmar as boas expectativas de produtividade registradas pelas primeiras equipes do Rally, agora nas lavouras de soja média e tardia.

Este foi um dos anos com plantio mais acelerado da história do Mato Grosso. Durante a fase de desenvolvimento das lavouras precoces, os técnicos ouviram relatos de problemas causados pelo excesso de dias nublados e chuva, que impactaram a qualidade dos grãos. Em campo, isso foi confirmado em lavouras de Nova Mutum, por exemplo, onde havia grãos ardidos e grãos germinando na vagem. Doenças de Final de Ciclo (DFC) e Mosca Branca também foram verificados pelos técnicos na etapa final das lavouras.

Já em Brasnorte, a combinação do clima com o manejo de excelência garantiu a qualidade e a uniformidade dos grãos, garantindo boa produtividade. Em Tapurah, como consequência do excesso de chuvas, os técnicos registraram lavoura com bom potencial produtivo, apresentando, porém, vagens vazias e outras com grãos avariados. O mesmo quadro se repetiu nas lavouras precoces em Ipiranga do Norte.

Para avaliar as lavouras com variedades de ciclo médio e tardio, os técnicos percorrerão as regiões de Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop entre os dias 01 e 07 de fevereiro coletando amostras e levantando informações sobre as áreas colhidas a partir de uma metodologia de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos com objetivo de determinar a produtividade das lavouras. “As avaliações de campo vão proporcionar um retrato mais preciso sobre o potencial da soja brasileira”, afirma Debastiani.

A estimativa de produção de soja no Brasil foi reduzida pela Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, de 144,3 milhões de toneladas. A área total plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março.  A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Milho segunda safra

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

Mais de 80 mil quilômetros deverão ser percorridos em 11 estados durante a 19ª edição do Rally da Safra. A expectativa é coletar 1600 amostras em campo. Organizada pela Agroconsult, a expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.

Confira tabela abaixo:

EQUIPE 7 – Equipe Médio Norte MT 
DATAMUNICÍPIOUF
01/fev terCuiabáMT
01/fev terNova MutumMT
02/fev quaNova MutumMT
03/fev quiTapurahMT
04/fev sexLucas do Rio VerdeMT
05/fev sábSorrisoMT
06/fev domSorrisoMT
07/fev segSinopMT

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais  

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.