Este mamífero que põe ovos não era avistado desde 1961, tornando esta redescoberta um evento monumental
Em um feito extraordinário e há muito esperado, cientistas capturaram em câmera a rara equidna-de-bico-longo-de-attenborough nas remotas montanhas Ciclope, na província de Papua, na Indonésia. Mas, além da equidna, a expedição revelou uma gama impressionante de novas espécies, destacando a importância vital da conservação nas montanhas Ciclope e em toda Nova Guiné.

Um mamífero que põe ovos: A história da Equidna-de-Bico-Longo-de-Attenborough
Nomeada em homenagem ao lendário documentarista Sir David Attenborough, a equidna-de-bico-longo-de-attenborough é um exemplo único da diversidade da vida selvagem. Sendo uma das cinco espécies remanescentes de mamíferos monotremados (que põem ovos), ela compartilha esse status exclusivo com os notáveis ornitorrincos.
Vivendo em tocas e alimentando-se principalmente de insetos, minhocas e cupins, essas criaturas são uma visão híbrida, apresentando espinhos de ouriço ao longo do corpo, focinho reminiscente de tamanduá, e pés que se assemelham aos de toupeiras. Além de sua importância ecológica, essas equidnas têm um significado cultural para a comunidade local da aldeia de Yongsu Sapari, que, em tempos de conflito, tradicionalmente busca por uma equidna no topo da montanha como símbolo de paz.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...