Pesquisa do IBGE mostra que, além dos bovinos, Goiás se destaca em galináceos, com alta de 9,1% na produção. Itaberaí e Rio Verde estão entre os seis maiores produtores de galináceos do País
Em sua quarta alta seguida, o rebanho bovino goiano cresceu 2,8% em 2021 e chegou a 24,2 milhões de cabeças. Com o resultado, Goiás alcançou o maior efetivo da série histórica iniciada em 1974 e se manteve na segunda posição do ranking nacional de Estados. Os dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) foram divulgados nesta quinta-feira (22/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PPM 2021 também trouxe números relativos aos rebanhos de bubalinos, equinos, suínos, galináceos, ovos, leite e pescados.
Ainda em relação aos bovinos, o município goiano que mais se destacou foi Nova Crixás. O rebanho nova-crixaense cresceu 0,7% na comparação com 2020 e, com 830,8 mil cabeças, ocupou a primeira posição no ranking goiano de municípios e a 12º no nacional. São Miguel do Araguaia, com 661,5 mil cabeças (+7,9%) tem o segundo maior efetivo do Estado.
Já o rebanho goiano de bubalinos aumentou 5,0% e chegou a 20,8 mil cabeças de bovinos no ano passado (10º do País). Crixás foi o município goiano com maior número de animais. Os equinos acompanharam a tendência de alta (+3,1%). Com 393,6 mil cabeças, Goiás ficou na 7ª posição do ranking nacional. Nova Crixás, mais uma vez, liderou o ranking goiano.

Os números também foram positivos no caso dos galináceos. Os destaques goianos no ranking nacional de municípios ficaram com Itaberaí, na terceira posição, com 14,4 milhões de cabeças (+10,1%), e Rio Verde, na sexta posição, com 13,0 milhões de cabeças (+16,9%). No total geral, o rebanho goiano apresentou alta de 9,1%. As 98,3 milhões de cabeças colocaram o Estado na sexta posição entre as unidades federativas.
Na passagem de 2020 para 2021, a produção de ovos em Goiás cresceu acima da média. Ante o 1,7% de crescimento nacional, a alta no Estado foi de 6,0%, alcançando 282,4 milhões de dúzias produzidas. Na comparação com os demais Estados, Goiás teve o 7ª melhor desempenho. Leopoldo de Bulhões (8º) e Inhumas (10º) apareceram como os municípios goianos mais bem ranqueados nacionalmente.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...