Diretores de laticínios da região ouvidos pelo Jornal de Beltrão confirmaram que houve uma alta no valor do leite, embora seja necessário levar em conta a condição de cada região e das empresas. Um dos fatores que explicam essa variação positiva é a redução na oferta da matéria-prima nos últimos meses
Cezar Mangoni, Laticínios Mangoni, de São Jorge D’Oeste, disse que a realidade observada pelo Conseleite tem um pouco a ver com a realidade da região. “Porém, os valores não são idênticos, o Conseleite tem um valor de referência, mas cada região e cada empresa tem a sua realidade.”
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O empresário comentou que houve aumento no consumo, “mas o principal responsável pela retomada dos preços foi a redução na produção, em função da queda de preço causada pela insegurança trazida pela Covid-19. Com o passar do tempo o comércio vem normalizando, aos poucos [a demanda], e os preços acabaram subindo. Ainda existe uma insegurança quanto a preços, quanto à estabilidade do mercado, e isso é próprio das indústrias do setor”.
Valdomiro Leite, diretor do Sindicato das Indústrias de Leite do Paraná (Sindileite-PR) e da Latco, no Sudoeste, disse que houve uma reação nos preços de vendas, sendo puxado por todos os produtos lácteos: leites, queijos, leite em pó, todos os produtos lácteos subiram nos últimos dias.
Falta matéria-prima
Valdomiro corrobora a fala de Cezar Mangoni, afirmando que “caiu muito a produção de leite dos produtores rurais e está faltando matéria-prima para as indústrias em todo o Brasil. Isso é reflexo da falta de expectativa do produtor. Como nos últimos 60 dias, os preços foram muito baixos, desestimulou muito os produtores a produzir leite, muitos produtores saíram da atividade e muitos baixaram a produtividade do seu rebanho, isso fez com que reduzisse a oferta de leite a nível de Brasil, e nós temos que analisar que estamos em plena entressafra no País. Este período é o de maior oferta de leite para as indústrias, fazendo com que diminuísse a oferta de produto e automaticamente o preço subisse”.
Outra variável importante é que com a alta do dólar nos últimos meses também limitou a cotação e as importações de leite diminuíram, isso também veio diminuir a oferta de produtos internos.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...