NotíciasGeral

SFB inicia implantação da Análise Dinamizada do CAR no Distrito Federal

A ferramenta permite que os estados avancem na qualificação da base de dados do CAR de forma mais célere

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realiza nesta semana atividades de implantação do sistema de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR) no Distrito Federal. A implantação assistida está sendo feita com os técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que é o órgão responsável pela análise dos cadastros do Distrito Federal.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O AnalisaCAR, lançado em maio, permite que a análise dos cadastros inscritos na base do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) seja feita por lotes, o que dá celeridade e eficiência para a tarefa que até então estava sendo realizada de forma individualizada pelas equipes dos órgãos ambientais estaduais. Amapá e Paraná são os primeiros estados a aderirem ao novo sistema de análise dinamizada e 13 estados também já realizaram capacitação com os técnicos.

A partir dessa quarta-feira (25), já será possível o processamento dos primeiros lotes no Distrito Federal com uso da ferramenta da Análise Dinamizada. Na próxima semana será realizada uma oficina de comunicação e mobilização para a elaboração de um plano de ação para divulgar a Análise Dinamizada para os proprietários e possuidores inscritos no CAR.

O processo de implantação assistida da Análise Dinamizada envolve uma série de atividades junto aos estados, como capacitação sobre o uso da ferramenta e legislação aplicada, exercícios no ambiente de testes e no ambiente de produção, estudos específicos sobre a realidade de informações ambientais do estado e treinamento no ambiente de simulação da Análise Dinamizada.

“A Análise Dinamizada é mais uma ferramenta que colocamos à disposição dos estados para que possam avançar na qualificação da base de dados do CAR de forma mais célere possível. A implantação efetiva do Código Florestal é um grande desafio que estamos empenhados em alcançar”, explica o diretor de Regularização Ambiental do SFB, João Adrien.

O AnalisaCAR foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Universidade Federal de Lavras e em conjunto com os estados. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), há uma equipe do programa Startup gov.br, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, atuando para acelerar a digitalização e usar sua expertise para entregar serviços mais fáceis e ágeis para o cidadão.

“A transformação digital que o governo federal está fazendo por meio do gov.br facilita e agiliza a prestação de serviços públicos aos cidadãos e gera soluções inovadoras que estão alavancando o desenvolvimento do país”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. “O programa de aceleração Startup gov.br é uma revolução no setor público. Através dessa iniciativa, aplicamos o conhecimento de equipes multidisciplinares nos projetos digitais de grande impacto, como o CAR. É uma nova forma de pensar e agir para alcançar resultados que realmente importam”, complementa o secretário.

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados