Soja: preço do óleo deve se manter elevado em abril/2022

Procura por óleo de soja deve permanecer em alta, devido interrupção do fornecimento de óleo de girassol provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia

Os dois países juntos representam 77,25% das exportações mundiais do óleo de girassol, segundo o USDA. Logo, diante da menor oferta, os grandes consumidores do subproduto (em especial a Índia e China), estão migrando para outros óleos vegetais, como o óleo de soja, e assim direcionando sua demanda para América do Sul.

Para se ter uma ideia, as exportações brasileiras de óleo de soja com destino a Índia no acumulado de
janeiro e fevereiro de 2022 representaram 28,38% do total das importações do ano de 2021. Desse modo, os preços do subproduto em Mato Grosso apresentaram acréscimo de 14,96% na 1ª quinzena de março de 2022 ante a média de fevereiro de 2022, chegando a R$ 8.849,50/toneladas.

Por fim, caso a guerra se estenda, a Índia deve continuar recorrendo ao óleo de soja brasileiro, fator que pode sustentar as cotações nos próximos meses de 2022.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mercado Financeiro

Soja cai: com a aumento da oferta do grão mato-grossense, o Indicador Imea para o preço da saca de soja registrou queda de 0,19% no comparativo semanal.

Colheita de Mato Grosso: a colheita da soja teve um menor avanço semanal devido a entrada do
maquinário nas áreas mais arenosas no estado, atingindo 98,80% das áreas concluídas.

Base MT-CME: as tensões geopolíticas vem afetando diretamente o mercado internacional e, com isso, o diferencial de base apontou recuo de -8,09% na última semana.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.