Cientistas desenvolvem tecido digital capaz de projetar imagens em vestido interativo de verdade. Mulheres do agro já estão de olho na novidade
A moda, que sempre foi uma tela para design e expressão, agora é uma tela, literalmente. Este vestido experimental é mais do que uma peça de roupa, é um maravilhoso pedaço de alta tecnologia que pode exibir padrões e imagens, como uma tela digital de baixa resolução. Mas como será que isso funciona? Vamos entender juntos.
Vestido interativo digital
Antes de mais nada, vamos dar uma espiada no Projeto Primrose da empresa de software Adobe para entender essa revolução fashionista. Segundo eles: “Avanços recentes em materiais inteligentes permitiram que displays fossem além das superfícies planas para fazer parte do tecido da vida cotidiana. Propomos módulos refletores de difusão de luz para sistemas de display flexíveis não emissivos. Nosso sistema aproveita o cristal líquido disperso em polímero (PDLC) refletivo, um material eletroativo comumente usado em aplicações de janelas inteligentes. Este material de baixo consumo de energia não emissivo pode ser cortado em qualquer forma e difunde luz dinamicamente.“

Em termos mais simples, eles pegaram esse material mágico, programaram pequenas escalas ou “pétalas” com o software da Adobe e voilà – temos um tecido que pode ser usado para roupas, bolsas, cortinas, móveis e inúmeras outras superfícies. Tudo isso criado e programado por uma equipe de cientistas liderada por Christine Dierk. Ela não apenas liderou o projeto, mas também costurou o vestido!
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...