2ª maior usina hidrelétrica do mundo entra em operação na China

A China iniciou a operação da 2ª maior usina hidrelétrica do mundo nesta segunda-feira (20). As autoridades locais veem o empreendimento como um marco em direção às metas de neutralidade de carbono, apesar de avisos de ambientalistas sobre danos ambientais.

2ª maior usina hidrelétrica do mundo

A usina hidrelétrica de Baihetan, localizada no trecho superior do rio Yangtze, no sudoeste da China, entrou em operação após os 16 geradores completarem 72 horas de testes. Segundo a agência de notícias Xinhua, a usina tem uma capacidade total de 16 milhões de quilowatts, contando com 16 unidades geradoras de produção nacional e a maior capacidade unitária do mundo.

2ª maior usina hidrelétrica do mundo entra em operação na China

A operação da nova usina é um grande avanço para a estrutura energética, para a construção do Cinturão Econômico do rio Yangtze e para o desenvolvimento coordenado da economia regional no país. Segundo Lei Mingshan, presidente da China Three Gorges Corporation, “Baihetan significa uma grande inovação na fabricação de equipamentos de alta qualidade na China, já que está equipada com 16 unidades geradoras nacionais, cada uma com capacidade de 1 milhão de quilowatts, a maior capacidade unitária do mundo“.

A usina de Baihetan marca o término do maior corredor de energia limpa do mundo, onde seis mega usinas hidrelétricas no rio Yangtze trabalham para transmitir eletricidade dos recursos hídricos oeste para as regiões de consumo de energia no leste.

2ª maior usina hidrelétrica do mundo entra em operação na China

As seis usinas no rio Yangtze, todas administradas pela China Three Gorges Corporation, são esperadas para gerar 300 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade anualmente, reduzindo o consumo de carvão em 90 milhões de toneladas e as emissões de carbono em 248 milhões de toneladas.

Quatro delas – Wudongde, Baihetan, Xiluodu e Xiangjiaba – estão localizadas no rio Jinsha, o trecho superior do rio Yangtze, enquanto as outras duas – Barragem de Três Gorges e Gezhouba – estão no trecho central do rio Yangtze. Elas formam um corredor de energia limpa de 1.800 quilômetros que também desempenha um papel importante no controle de enchentes, navegação, uso de recursos hídricos e segurança ecológica na região.

China torna-se uma potência mundial na geração de energia hidrelétrica

Temos que lembras que a maior usina hidrelétrica do mundo é a Barragem de Três Gorges, localizada no rio Yangtze, na China. A usina possui uma capacidade instalada de 22.500 megawatts (MW) e foi construída com o objetivo de fornecer energia elétrica para a região central e oeste da China, além de controlar as enchentes e promover a navegação no rio Yangtze.

A barragem foi construída entre 1994 e 2012 e é a maior do mundo em termos de capacidade instalada. No entanto, a usina hidrelétrica de Baihetan, também localizada no rio Yangtze, é a segunda maior do mundo em termos de capacidade total, com 16 milhões de quilowatts.

A Itaipu Binacional, Brasil e Paraguai: A maior usina hidrelétrica do Brasil, passa ser terceira maior do mundo, com uma capacidade instalada de 14.000 MW.

AGRONEWS® é informação para quem produz

1 Comentário

  1. Nicolau Balaszowdisse:

    Povo com uma história incrível. Para suprir uma demanda magnífica de energia resta explorar o que a natureza colocou a disposição. Mexer com a natureza tem o se preço. O tempo dirá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *