No quadro de Direito Ambiental do portal Agronews, você vai conhecer os tipos de empreendimentos hidrelétricos no Brasil e saber mais detalhes sobre PCH, UHE e CGH.
E para falar sobre esse assunto, o convidado desta semana foi o empresário Walfredo de Melo, que atua no setor de gestão ambiental e conversou com a Dra. Alessandra Panizi para esclarecer os detalhes mais importantes sobre o funcionamento de um empreendimento hidrelétrico e os tipos de atividades, confira a primeira parte deste bate-papo. Aperte o Play!
Quais os tipos de empreendimentos hidrelétricos no Brasil?
Antes de mais nada é importante saber que Hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos voltados à geração de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) adota três classificações para hidrelétricas: Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) (com até 1 MW de potência instalada), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) (entre 1,1 MW e 30 MW de potência instalada) e Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) (com mais de 30 MW).
Então podemos dizer que as Hidrelétricas podem ter diversos tipos de classificação, dependendo do aspecto construtivo que for analisado. No Brasil, resumidamente são divididas quanto ao seu porte, ou seja, os Empreendimentos Hidrelétricos se classificam em:
- Central Geradora Hidrelétrica com Capacidade Instalada Reduzida (CGH): Potência Instalada inferior a 5.000kW;
- Pequena Central Hidrelétrica (PCH): Potência Instalada entre 5.000kW e 30.000kW;
- Usina Hidrelétrica (UHE): Potência Instalada acima de 50.000kW ou entre 5.000 e 30.000kW, se pelo tamanho do reservatório a planta não se enquadrar como PCH.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...