Abertura de mercado na Indonésia aumenta expectativa nas indústrias Brasileiras

De 14 a 23 de setembro, a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viaja com uma comitiva empresarial brasileira para países árabes. A primeira visita será no Egito, em seguida Arábia Saudita, Kuwait e finaliza nos Emirados Árabes.

Abertura de mercado na Indonésia e visita da ministra Tereza Cristina com a comitiva empresarial do Brasil aos países árabes criam grandes expectativas nas indústrias brasileiras.

De acordo com informações do MAPA, o Brasil tem condições de ampliar o fornecimento de diversos produtos agrícolas já importados pela Liga Árabe, mas ainda tem pouca representação na pauta de exportação brasileira para esses países. Segundo a ministra, a relação comercial movimenta US$ 20 bilhões, dos quais cerca de 70% são provenientes de produtos agropecuários. Tereza Cristina pontua que o Brasil está familiarizado com as exigências dos mercados árabes. “Os seus consumidores conhecem e aprovam os nossos produtos. E orgulhamo-nos de ser hoje um dos maiores exportadores de proteína halal de todo o mundo”, comenta.

https://www.youtube.com/watch?v=vzeBqsdk7NY
Ministra Tereza Cristina informa sobre a abertura de mercado na Indonésia – Comunicado realizado em 28 de agosto deste ano

Para o diretor-executivo da Cdial Halal e um dos participantes da comitiva empresarial que acompanhará a ministra, Ali Saifi, o Brasil possui condições de ampliar as relações comerciais. “A ministra tem conseguido realizações importantes, como a abertura do mercado indonésio para exportamos nossas aves e carne bovina. Se conseguirmos avançar com as aberturas de mercado nos demais países árabes, os empresários brasileiros terão grandes oportunidades de negócio, não somente para exportação da carne bovina, como a de frango e outros produtos alimentícios”, ressalta Ali.

Mercado Halal

O mundo está se abrindo para os produtos com certificação halal e atende toda a população global e não somente a muçulmana. “Halal está se tornando um símbolo mundial. As pessoas estão se identificando com o conceito, porque buscam por um estilo melhor de vida e por produtos de qualidade”, esclarece Ali.

Como conhecimento, o conceito halal, que significa “lícito” ou “permitido”, é um sistema baseado em princípios e valores que beneficiam a humanidade, respeitando padrões éticos, morais e religiosos. A certificação de conformidade de um processo halal abrange desde a matéria-prima utilizada na fabricação, todo o processo de produção, higienização, rastreabilidade, armazenagem e transporte e pode ser aplicada a qualquer categoria de empresa, como por exemplo: pecuária, agricultura, serviços de alimentação (hotéis e restaurantes), fármacos, transporte, têxtil, indústria química e bioquímica, embalagens, cosméticos, produtos de origem animal perecível ou de longa vida, transporte e armazenagem, dentre outros.

O mercado global de produtos e serviços representa um valor estimado na ordem de US$ 6,4 trilhões, com crescimento entre 15% a 20% ao ano. Boa parte da população destes países são muçulmanos e exigem, principalmente, alimentos que sejam halal. Na Indonésia, por exemplo, de aproximadamente 270 milhões de habitantes, quase 236 milhões são muçulmanos. Serão exportadas pelo menos 25 mil toneladas de carne bovina para Indonésia através de 10 plantas habilitadas para exportação. É uma grande conquista para nossa economia. O mercado islâmico é um negócio gigantesco. Temos boas expectativas com estas visitas da ministra e esperamos maior aproximação para manutenção desses mercados, bem como criar novas oportunidades de negócio para o nosso país. O Brasil é um país de potência e nossos produtos têm alta qualidade. Precisamos explorar novos mercados”, finaliza Ali.

Abertura de mercado na Indonésia aumenta expectativa nas indústrias Brasileiras

Sobre a Cdial Halal

Uma das maiores e mais importantes certificadoras halal do mundo. É a única no Brasil que recebeu certificações: ISO 9001:2015 (sistema de gestão da qualidade) da ABS Quality Evalutions para frigoríficos de aves e bovinos e produtos industrializados halal; ISO 14.001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (gestão de segurança e saúde ocupacional). Cresceu focada no seu negócio com atividades relacionadas ao abate de frangos, perus, patos e bovinos, incluindo também produtos industrializados. Saiba mais www.cdialhalal.com.br

Por: AGRONEWS BRASIL, com informações da Assessoria Cdial Halal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.