Onda de calor jamais vista, com temperaturas extremas atinge o país nessa semana, gerando alerta vermelho no Brasil. O mapa do clima espanta os cientistas no mundo
Uma onda de calor jamais vista está varrendo o Brasil, trazendo temperaturas absurdamente elevadas. Para entender a intensidade dessa massa de ar quente, podemos medir a temperatura ao nível de pressão de 850 hPa, que equivale a cerca de 1.500 metros de altitude. As previsões indicam temperaturas de até 32º C nessas condições no centro do país na próxima semana, levando o país a viver em alerta vermelho. Valores tão extremos são normalmente encontrados em regiões de calor escaldante no Oriente Médio e no Sudoeste dos Estados Unidos.

ALERTA VERMELHO
O Centro-Oeste e o Sudeste serão os mais afetados por essa onda de calor. Inicialmente, o calor mais extremo atingirá áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como o interior de São Paulo. À medida que a semana avança, a massa de ar quente se espalhará ainda mais.
As previsões da MetSul indicam que, a partir de sábado (11), as temperaturas máximas vão superar os 40º C em diversas cidades. O Centro-Oeste, o interior de São Paulo e algumas partes de Minas Gerais podem registrar temperaturas máximas de 42º C a 44º C, e algumas cidades poderão atingir 45º C a 46º C, ou até mais. Em Cuiabá, por exemplo, as máximas podem chegar a cerca de 45º C. Na cidade de São Paulo e em Belo Horizonte, os termômetros poderão alcançar até 36º C ou 37º C.
O mais preocupante é que essa onda de calor será prolongada. Enquanto ondas de calor normalmente duram de quatro a sete dias, essa pode persistir por até dez dias ou mais em algumas cidades, podendo chegar a duas semanas em locais específicos. É uma situação de risco, e cuidados especiais são necessários durante esse período de alerta vermelho.
Mapa do clima no Brasil espanta cientistas no mundo

O mapa acima, com base em reanálise, mostra as anomalias de temperatura no Brasil no mês de outubro recém terminado. As temperaturas ficaram muitíssimo acima dos padrões históricos em uma enorme área do território brasileiro, compreendo milhares de municípios do Norte, Nordeste, Centro e o Sudeste. O aquecimento foi muitíssimo acima do normal principalmente entre o Pantanal e o Cerrado. O aquecimento muitíssimo atípico chamou atenção de especialistas em clima no exterior que destacaram a excepcionalidade do que se enxerga no território brasileiro.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...