Você já ouviu falar de anjos e demônios do mar? Esse é um molusco incomum que se parece com um anjo, e vive nas profundezas do oceano. Só que ele não é tão angelical quanto parece! Ele é um predador implacável e tem dois “chifres” para provar isso. (vídeo no final da matéria)
Mas o anjo do mar não é o único habitante desse mundo submarino. Ele também tem um rival, o demônio do mar, um pequeno molusco gastrópode de 5 milímetros e com uma casca frágil. E esses demônios do mar são a principal fonte de alimento do anjo do mar. Ainda há muito que se descobrir sobre essas criaturas fascinantes, mas uma coisa é certa: eles são um tesouro da diversidade da vida marinha e merecem ser protegidos. Confira!

Anjos e Demônios do mar
Gymnosomata é o nome de uma família de pequenos animais marinhos chamados “ascídeas-pérola“, também conhecidos como “anjos do mar”. O nome gymnosomata vem da língua grega e significa “corpo nu”, uma referência à forma como o pé desses moluscos é transformado em “asas”. Os anjos do mar são gelatinosos, quase transparentes e muito pequenos, sendo que a maior espécie (Clione limacina) pode chegar a medir até 5 cm. A espécie C. limacina é encontrada nas regiões polares; as espécies encontradas em águas mais quentes são bem menores.
Remando suas “asas” para trás e para a frente a uma frequência de 1-3 Hz, os anjos do mar nadam a uma velocidade de até 100 mm/s (0,22 mph). Isso é cerca de duas vezes mais rápido do que suas presas, os demônios do mar. Ainda não está claro se os anjos do mar usam suas nadadeiras para “remar” ou como “asas”.

Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...