CuriosidadesDestaque

Anjos e Demônios do mar, animais raros e poucos conhecidos

Você já ouviu falar de anjos e demônios do mar? Esse é um molusco incomum que se parece com um anjo, e vive nas profundezas do oceano. Só que ele não é tão angelical quanto parece! Ele é um predador implacável e tem dois “chifres” para provar isso. (vídeo no final da matéria)

Mas o anjo do mar não é o único habitante desse mundo submarino. Ele também tem um rival, o demônio do mar, um pequeno molusco gastrópode de 5 milímetros e com uma casca frágil. E esses demônios do mar são a principal fonte de alimento do anjo do mar. Ainda há muito que se descobrir sobre essas criaturas fascinantes, mas uma coisa é certa: eles são um tesouro da diversidade da vida marinha e merecem ser protegidos. Confira!

Anjos e Demônios do mar, animais raros e poucos conhecidos

Anjos e Demônios do mar

Gymnosomata é o nome de uma família de pequenos animais marinhos chamados “ascídeas-pérola“, também conhecidos como “anjos do mar”. O nome gymnosomata vem da língua grega e significa “corpo nu”, uma referência à forma como o pé desses moluscos é transformado em “asas”. Os anjos do mar são gelatinosos, quase transparentes e muito pequenos, sendo que a maior espécie (Clione limacina) pode chegar a medir até 5 cm. A espécie C. limacina é encontrada nas regiões polares; as espécies encontradas em águas mais quentes são bem menores.

Remando suas “asas” para trás e para a frente a uma frequência de 1-3 Hz, os anjos do mar nadam a uma velocidade de até 100 mm/s (0,22 mph). Isso é cerca de duas vezes mais rápido do que suas presas, os demônios do mar. Ainda não está claro se os anjos do mar usam suas nadadeiras para “remar” ou como “asas”.

Anjos e Demônios do mar, animais raros e poucos conhecidos

Apesar de sua aparência delicada, os anjos do mar são predadores implacáveis. Eles se alimentam principalmente de outros pequenos moluscos chamados “demônios do mar”, que são seus parentes próximos. Quando encontram uma presa, os gymnosomatas abrem a cabeça em duas metades e a fecham tão rápido que a presa não tem chance de escapar.

Os gymnosomatas também são conhecidos por serem difíceis de serem estudados no seu ambiente natural, pois eles reagem a qualquer distúrbio. Ainda se sabe pouco sobre esses animais, mas eles são um tesouro para a diversidade da vida marinha e merecem ser protegidos.

O processo de caça do anjo do mar é algo digno de um filme de terror. Quando ele avista uma presa, sua cabeça se divide em duas metades e se fecha tão rápido que a presa não tem chances de escapar. E não é pouco o que ele come! Um anjo do mar pode devorar até 500 demônios do mar por temporada.

Anjos e Demônios do mar, animais raros e poucos conhecidos

Curiosidades

Entre as curiosidades sobre essa espécie angelical dos mares podemos citar:

  1. Os anjos do mar têm uma vida útil relativamente curta, geralmente não ultrapassando os três anos.
  2. A maioria das espécies de gymnosomatas só se reproduz uma vez na vida, gerando uma única cria.
  3. Eles possuem uma “boca” que pode ser expandida rapidamente, criando um vácuo que ajuda a prender a presa e a sugá-la para dentro do corpo.
  4. Os anjos do mar são encontrados em águas frias e profundas, principalmente nas regiões polares do oceano.
  5. Algumas espécies produzem uma espécie de “pele” ou “pintura” fluorescente quando estão em contato com a luz. Esta fluorescência pode ser vista através de equipamentos especiais, e é uma característica que ainda não foi totalmente compreendida pelos cientistas.
Anjos e Demônios do mar, animais raros e poucos conhecidos

Mas ainda há muito que se descobrir sobre essas criaturas assustadoras e belas. O que elas comem quando o demônio do mar não está disponível?

Infelizmente, é difícil estudá-las no seu ambiente natural, pois elas reagem a qualquer distúrbio. Talvez um dia, os cientistas possam descobrir mais sobre o anjo do mar e sua vida misteriosa. Enquanto isso, podemos apenas admirar essas criaturas de longe, enquanto elas flutuam graciosamente pelas águas profundas.

Assista o vídeo com imagens impressionantes destas criaturas marinhas. Aperte o Play!

Quer ver outras curiosidades sobre o mundo marinho? Então acesse nosso caderno especial e veja outras matérias interessantes sobre o reino animal.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo