conecte-se conosco

Previsão do tempo

CLIMATEMPO 16 de maio 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Publicado

em

climatempo 16 de maio 2021

Assista o Boletim CLIMATEMPO 16 de maio 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste domingo.

CLIMATEMPO 16 de maio 2021: Chuva forte entre no AP, PA, MA, PI e CE

A costa do Nordeste não para de receber altos volumes de chuva e dessa vez, a precipitação aumenta entre o litoral do Maranhão e litoral do Ceará já a partir deste sábado. Há risco para chuva forte, temporais e acumulados expressivos ao longo do dia. Além do Maranhão, a chuva aumenta também no norte do Pará e no Amapá, a região de Belém deve ser a mais castigada com a chuva.

O final de semana será com alertas para tempestades, alagamentos, inundações, transbordamento de córregos e rios e possíveis condições de deslizamento.

A previsão para este sábado é de acumulados em torno de 40 mm entre Belém e São Luís do Maranhão, a chuva continua no domingo, com mais 20 mm.

Essas áreas de instabilidade estão associadas a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ou seja, uma banda de nebulosidade que atua sobre o trópicos provocando a formação de nuvens convectivas de grande desenvolvimento vertical.

A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos atuantes nas áreas ao norte do nosso país.

Chuva de maio está volumosa em algumas capitais

Nesta primeira quinzena de maio, Belém registrou chuva em 11 dias e já acumulou 236 mm de chuva; com isso, faltam apenas 62 mm para atingirmos a média do mês (298mm), valor este que deve ser alcançado ao longo do final de semana.

Em São Luís, a média do mês é de 302 mm e já choveu 298,7 mm em 14 dias, segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. A média do mês deve ser alcançada nos próximos 15 dias.

A chuva começa a perder intensidade a partir de segunda-feira. Durante a próxima semana, a expectativa é de chuvas mais localizadas e com menores acumulados.

Assista abaixo o Boletim completo!

Risco de nevoeiro no Sul e Sudeste neste final de semana

Neste sábado,15 de maio, e no amanhecer do domingo, 16, a região metropolitana de Porto Alegre, a Serra Gaúcha e, principalmente, a região da Grande Curitiba e o litoral paranaense podem começar o dia com formação de nevoeiro ou névoa úmida.

A previsão é de temperaturas baixas nessas duas capitais, entrada de umidade vinda do oceano e ventos calmos, ingredientes essenciais para a condensação de umidade próximo ao solo e a formação do nevoeiro ou névoa úmida nas primeiras horas do dia.

Não restrito somente à Região Sul, com madrugadas frias e úmidas, a chance para nevoeiros também é válida para áreas de vale e serra da Região Sudeste, principalmente entre Minas Gerais, São Paulo e Rio De Janeiro.

Fique atento!

Se você vai viajar neste fim de semana, saiba que importantes rodovias como a Presidente Dutra, Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dom Pedro e Tamoios estão sujeitas a nevoeiro no fim de semana e podem ter problemas com a má visibilidade.

Névoa úmida x nevoeiro

A formação destes fenômenos pode causar baixa visibilidade em aeroportos, portos, vias e rodovias e esconde prédios altos e paisagens. A diferença entre eles está no alcance da visibilidade.

É classificado como um nevoeiro quanto mais denso estiver e a visibilidade horizontal fica abaixo de 1000 metros.

climatempo 16 de maio 2021
Névoa úmida x nevoeiro

Frio e mais geada

A semana ainda vai seguir com temperaturas baixas em grande parte do Sul. O ar frio e seco de origem polar predomina, com isso, faz sol e o tempo segue firme em quase toda a Região. Porém, mesmo com as aberturas de sol, as temperaturas ainda não conseguem subir muito.

As áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda podem registrar temperaturas negativas durante as próximas madrugadas e é alto o risco de geada até a terça-feira(18). Na Campanha gaúcha também pode gear na terça.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências