CLIMATEMPO 29 de janeiro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 29 de janeiro 2022 e veja a previsão do tempo em todo o Brasil.

ZCAS e frente fria espalham instabilidades no Centro-Oeste e Sudeste

Uma área de baixa pressão atmosférica que atua entre a costa dos estados do Paraná e de São Paulo, dará origem a frente fria ao longo deste sábado. Essa frente fria ajuda a canalizar um intenso corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS e que vem da região Norte do país.

Os dois sistemas juntos ajudam a espalhar muitas áreas de instabilidade, desde áreas da região Norte Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte do estado de Goiás e principalmente sobre áreas do estado do Paraná e de São Paulo.

Por isso o fim de semana será marcado por muita nebulosidade, temperaturas amenas, chuva a qualquer momento do dia e volumes bastante expressivos que podem ocasionar transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e até mesmo transbordamentos de rios e córregos.

Chove sobre a faixa leste do estado de Santa Catarina, mas entre o oeste Catarinense e do Rio Grande do Sul, o dia será marcado por tempo mais firme.

Na região Nordeste do país, a chuva ganha intensidade sobre áreas da faixa leste do estado da Bahia e também são esperados temporais pontuais no interior nordestino, sobre o estado do Piauí e também do Maranhão.

A chuva ganha força sobre o sul do estado do Pará, Amazonas e também sobre o estado de Rondônia. Por outro lado, o centro e norte de Minas Gerais, grande parte do Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro, terão um dia de sol, calor e pancadas isoladas que ocorrem de maneira irregular.

As temperaturas irão ficar em torno dos 32º graus em Salvador. No Rio de Janeiro o dia começa com 24º e a máxima chega aos 31º graus. Já em Porto Alegre, o sol vai brilhar forte ao longo do dia e a máxima é de 28º graus. Em Cuiabá e em Manaus máximas em torno dos 29º graus.

Assista o Boletim CLIMATEMPO 29 de janeiro 2022

https://www.youtube.com/watch?v=JMV4cuax99U

ZCAS vai provocar chuva torrencial no centro-sul do Brasil

A partir desta sexta-feira, 28 de janeiro, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se organizar sobre o Brasil. Uma baixa pressão próxima à costa de São Paulo ajuda a canalizar a umidade e favorece a formação de nuvens de chuva persistente e volumosa entre áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Chuva volumosa nos próximos dias

Depois de vários dias com chuva irregular no centro-sul do Brasil, a chuva volta a acontecer de forma mais generalizada e frequente.

No sábado(29), o sistema de baixa pressão dará origem a uma frente fria que ficará estacionária no litoral de São Paulo. A junção dos sistemas vai ajudar a organizar o corredor de umidade que irá atuar até a próxima segunda-feira. Serão dias mais nublados, com chuva frequente e grandes volumes acumulados, principalmente entre os estados do Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

No estado de São Paulo, há previsão de grandes volumes acumulados, que podem variar, em média, de 150 a 250 mm na maioria das áreas – incluindo a capital, sendo que, nas áreas mais próximas do Paraná e no litoral sul e Baixada Santista, o acumulado pode chegar a valores próximos de 300 mm.

O estado do Mato Grosso e o sul de Goiás também terão dias chuvosos, assim como o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que além de chuva persistente, também terá períodos de céu nublado e com temperaturas amenas.

Alerta para o risco de transtornos

Devido a persistência e o volume de chuva previsto, a Climatempo alerta para o risco de transtornos como queda de árvores, transbordamento de córregos e rios, deslizamento de encostas e alagamentos.

Temperaturas

Depois de vários dias de calor muito intenso, o calorão dá uma trégua e o centro-sul do país volta a sentir temperaturas mais amenas para o período. A capital paulista terá temperaturas abaixo dos 25°C no fim de semana.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.