Cientes de que o povo asiático usa muito as redes sociais, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está investindo em ações cujo alvo é o consumidor final da China e do Japão.
A campanha, com ações nas redes sociais chinesas WeChat (equivalente WhatsApp), Weibo (ao Twitter) e YouKu (YouTube), está promovendo as carnes de aves e suínas produzidas no Brasil, por meio das marcas Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, destacando sua qualidade, sanidade e perfil sustentável da produção. “Na campanha, mostramos a preocupação que existe com qualidade e sanidades na produção de carnes de aves e suína no Brasil”, explicou Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA em conversa com jornalistas na 3a feira, 13.
A China passou a comprar diretamente essas carnes do Brasil em 2009. Antes o fazia via Hong Kong. Hoje é o segundo maior importador de carne de aves e o terceiro de carne de suínos do Brasil, em crescimento de 62,88% e 195%, respectivamente, em relação ao ano passado. As 424 mil toneladas de carne de frango exportadas pelos Brasil à China de janeiro a outubro equivalem a 11,7% do total exportado pelo País no período. Com relação à carne de porco, o percentual é de 12,4%.
O Brasil, segundo maior produtor de carne de aves do mundo, é reconhecido como uma país livre de “influenza aviária”, enfermidade que ameaça plantéis de diversos países, especialmente os asiáticos. “Os bons cuidados nas granjas brasileiras são reconhecidos mundialmente. Queremos destacar todas tecnologia empregada em nosso sistema produtivo, que é hoje um dos mais avançados do mundo e ter a confiança de quem adquire o nosso produto na gôndola”, reforça o presidente da ABPA, Francisco Turra.
No Japão, a campanha foca apenas a carne suína e é feita em meios de transportes, como trens e táxis.
Fonte: CenarioAgro