Gripe Aviária: França confirma 15 novos casos de cepa HPAI, totalizando 231

O Ministério da Agricultura da França confirmou, nesta quinta-feira, 15 novos casos de uma cepa altamente patogênica (HPAI) que gera surtos de gripe aviária pelo país

Até o momento são 231 casos em plantéis, 22 relatos da doença em animais selvagens e outros 5 casos em galinhas. A pasta não informou a região em que os casos foram identificados.

A atualização dos novos casos faz parte de um monitoramento do Ministério da Agricultura que confirmou na segunda-feira (17) o surto de gripe aviária provocado pela cepa. Segundo o ministério, atualmente 29 países estão afetados em todo o continente europeu com a doença, que registrou quase 400 relatos em plantéis e 700 casos em animais selvagens.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Para tentar conter o avanço da cepa, o órgão orienta que, em caso de contaminação ou surto, seja feito o abate preventivo de animais dentro de um perímetro definido por decreto da prefeitura, desinfecção do local e restrição da circulação das aves domesticadas em zonas definidas como proteção e vigilância em torno dos focos.

A zona de proteção, determinada pelo governo da França, está estabelecida em um raio de 3 quilômetros das propriedades em que os casos foram registrados e a zona de vigilância a um raio de 10 quilômetros.

O consumo de carne, fígado e ovos – e qualquer produto alimentar feito de aves – não apresenta qualquer risco para os humanos.

Fonte: Broadcast agro

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.