Curiosidades

Pizzaria do futuro existe e está em pleno funcionamento, veja vídeo

Pizzaria do futuro automatiza todo processo de produção com braços robóticos para achatar a massa, aplicar molho e coberturas, colocar pizzas no forno, fatiar e até encaixotá-los. Os robôs Pazzi são capazes de preparar uma pizza em 45 segundos, podem assar seis pizzas por vez e produzir 80 pizzas por hora. loucura não é mesmo? Leia a matéria completa e veja o vídeo dos robôs trabalhando.

Com nome de Pazzi – a “Pizzaria do futuro”, empresa iniciou suas atividades em julho deste ano, com a sua primeira pizzaria robótica oficial em Beaubourg, em Paris, França. Esta é a segunda pizzaria robô da empresa, após uma instalação piloto que abriu em um subúrbio parisiense em 2019.

Os robôs ficam totalmente fechados atrás de uma parede de vidro e não há humanos ajudando. Os pedidos podem ser feitos via aplicativo web ou quiosque touchscreen no restaurante. Os clientes podem assistir enquanto os robôs giram sobre fazer cada pizza, e podem retirar seu pedido no local marcado.

Cada startup que utiliza robôs para produção de alimentos usa uma estratégia diferente em suas máquinas. Algumas de parecem mais como “robôs” usando braços articulados, outras mais como máquinas industriais onde a automação está mais escondida. Há outros players no mercado de pizza robô, como xRobotics, Middleby e Picnic, estas estão definitivamente no lado mais industrial. Suas máquinas são feitas para serem escondidas em cozinhas, carregando pizzas e não estão em exposição para os clientes.

Veja abaixo o vídeo dos robôs Pazzi em funcionamento

Imagens: Piero Armenti – Jornalista

Pizzaria do futuro

A Pazzi está indo em uma direção bem diferente das outras empresas e apelando para a teatralidade de seus funcionários high tech. Os robôs ficam bem na frente e totalmente visíveis para seus clientes e visitantes. O site da empresa é até instigante, já que utiliza um chamamento bem espetaculoso e criativo “Venha para o show, fique para a pizza“.

Na verdade, nunca houve uma hora melhor para Pazzi lançar seu robo-restaurante. A pandemia, que ainda faz parte de nossas vidas ao redor do mundo, tem restaurantes e clientes em busca de formas mais conectadas de preparação e entrega de alimentos. Como Pazzi usa robôs, não há contato humano-humano, os riscos de transmissão de doenças é minimizado. Os robôs da Pazzi também podem funcionar continuamente sem fazer uma pausa. (Eles são monitorados remotamente caso algo não funcione perfeitamente).

Com a utilização dos robôs, significa que eles não precisam contratar, treinar e pagar trabalhadores humanos, o que é bom para o resultado final dos negócis. Isso, no entanto, também significa que há menos empregos, criando dilemas socioeconômicos complexos que ainda precisam ser trabalhados.

Com dois locais agora em funcionamento na França, Pazzi está de olho na expansão internacional e diz que abrirá um local na Suíça (talvez ao lado de uma estação de bebidas Smyze?). Para quem está em Paris querendo experimentar este robo-pizza, Pazziria Beaubourg está localizada na Rua Rambuteau, 42, e está aberta sete dias por semana das 11.m h às meia-noite.

AGRONEWS® Informação para quem produz

2 Comentários

  1. Em tempos de desemprego global, Paris cheia de refugiados, chega a ser cruel com o homem, pensar em substituí-los neste momento. Eu não compraria essa pizza.,Nada como sentar para saborear uma pizza ao lado de um forno quente, assistindo oc trabalho dedicado de um pizzaiolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados