Mundo AnimalNotícias

Poodle, o cachorro que era utilizado para caçar aves aquáticas

poodle

Você sabia que o Poodle não é apenas um cão de companhia? Ele foi criado para ser um cão de trabalho, mais especificamente um cachorro de trabalho nas águas, leitor do AGRONEWS®, confira maiores informações abaixo:

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

O Poodle é uma raça de cachorro historicamente criada para trabalhar na água, tanto que uma de suas tosas mais famosas, foi elaborada justamente para diminuir o atrito e protegê-lo do frio nas áreas mais delicadas do seu corpo, cito como exemplo as pernas e o tórax.

A seguir, reunimos maiores detalhes e informações para conhecer um pouco mais da raça Poodle. Encontre dados como a história e os quatro tipos da raça. Confira!

Dados importantes sobre a raça

  • Origem: França e Alemanha;
  • Peso: de 2 kg à 23 kg;
  • Altura: de 24 cm à 60 cm;
  • Expectativa de vida: de 12 à 18 anos;
  • Nível de Inteligência: 2º mais inteligente do mundo de acordo com a listagem elaborada por Stanley Coren.

História

Sua origem oficial é na França, no entanto, pesquisadores afirmam que a raça surgiu na Alemanha. Um indício que realmente pode ter sido originário na Alemanha é o nome, já que Poodle vem de pfudel, uma palavra alemã que significa “poça” exaltando uma das principais características da raça, pois o Poodle é um nadador nato.

A tosa da raça também é motivo de divergência. A tosa “leão” era feita na França, no intuito dos cães possuírem melhor desempenho dentro da água, na prática de caça as aves aquáticas. Nessa tosa as partes mais sensíveis as baixas temperaturas, como o tórax, possuíam uma maior quantidade de pelos.

Em contrapartida, alguns pesquisadores afirmam que a mesma tosa era utilizada na Alemanha para auxiliar na prática do pastoreio, já que sua semelhança com a pelagem de um leão servia para espantar os lobos. A certeza que possuímos é que o cachorro da raça Poodle é um cão antigo.

Tipos da Raça Poodle

Poodle Toy

Poodle Toy
Poodle Toy

O Poodle Toy é o menor dos tipos de Poodles, podendo chegar ao tamanho máximo de 27cm. É um cachorro com grande longevidade, há relatos de Poodle Toy que chegaram aos seus 18 anos. Ele foi criado para ser um cão de caça a patos na Alemanha há mais de 400 anos atrás, seu pelo grosso e encaracolado ajudava o cão à se proteger do extremo frio.

O Poodle Toy, em particular, têm sido historicamente desejado nos circos devido seu alto nível de inteligência e capacidade atlética. É uma das raças mais procuradas por quem vive em apartamentos… são brincalhões e dóceis. Além disso, são fáceis de serem levados em viagens e adoram uma companhia.

Poodle Médio

Poodle Médio
Poodle Médio

O Poodle Médio possuí altura de 35cm à 45cm. É um cachorro brincalhão e muito apegado ao dono, podendo latir para pessoas estranhas, protegendo seus tutores. Os tipos médios são os mais indicados para crianças, adoram fazer companhia, são cachorros bem ativos e brincalhões.

Existem duas variedades de Poodle Médio:

  • Os que possuem pelos encaracolados, abundantes e densos;
  • Os que possuem pelos abundantes, finos e firmes.

Poodle Standard

Poodle Standard
Poodle Standard

O Poodle Standard possuí altura de 45cm à 60cm. É a variação mais antiga dos tipos de Poodles. São cachorros inteligentes, graciosos, ativos, elegantes e resistentes, tendem a ser mais reservados que os outros tipos da raça. Também são chamados popularmente de Poodle Gigante.

Os Poodles Standards são pacientes, aceitam brincadeiras das crianças, mesmo quando uma puxa-o, é indicado para conviver com outros animais e com crianças pequenas. Ele é muito sensível às nossas emoções e humores, ao ver alguém de sua família triste ou até mesmo doente, chega próximo de uma forma silenciosa, permanecendo deitado, mostrando-se preocupado. Por sua elegância nata, o Standard é muito utilizado como cães de exposição.

Poodle Anão

Poddle Anão
Poodle Anão

O Poodle Anão possuí altura de 28cm à 35cm. É um cachorro com uma personalidade fantástica, são alegres, carinhoso e inteligentes, adoram brincar e buscam sempre estar em companhia. Possuem interesse em aprender truques, fazendo do seu adestramento uma verdadeira diversão.

Por serem cães com um alto nível de inteligência são ativos, adoram atividades, são ideais para qualquer família que faça diversos planos que os incluam. O tipo de Poodle Anão é o cachorro mais desconfiado dos Poodles.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Características

O Poodle foi criado para ser um cão de caça a patos na Alemanha há mais de 400 anos, onde seu pelo grosso e encaracolado era útil para se proteger do extremo frio. Suas habilidades atléticas e seu entusiasmo para agradar os donos tornaram os poodles perfeitos caçadores, bem como, um dos mais procurados cães de companhia.

O Poodle apresenta as seguintes características:

  • Dócil e obediente;
  • Paciente com crianças;
  • Temperamento brincalhão;
  • Sente ciúme de pessoas desconhecidas;
  • Fiel e companheiro. Gosta muito de companhia, sendo excelentes cães de companhia;
  • De fácil adestramento. Foi citado em A Inteligência dos Cães como a 2ª raça mais inteligente do mundo, somente atrás do Border Collie.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Curiosidades

O Poodle é um cachorro que sempre esteve relacionado ao glamour, ao luxo, seja como companheiro das damas da corte francesa ou como um dos mascotes de celebridades como Marylin Monroe. A atriz teve um Poodle na cor branca chamado Maf (abreviatura de Máfia), com quem adorava tirar fotos.

Você sabia que os agradáveis Poodles já foram usados para assustar lobos? Isso mesmo, eles eram utilizados para espantar os lobos que invadiam os rebanhos de ovelhas. Difícil de acreditar, né?! Seus donos faziam uma tosa, hoje chamada “Tosa Leão”, formando uma espécie de juba, deixando-os parecidos com leões.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Censo Canino

De acordo com o Censo Canino realizado em 2018, cachorros da raça Poodle estão na 4º colocação no ranking dos cachorros mais populares do Brasil, veja abaixo a lista dos 3 primeiros lugares:

  1. SRD (Vira-lata);
  2. Shih-tzu;
  3. Yorkshire.

E você amigo leitor, possuí um exemplar desta incrível raça? Conte-nos um pouco da sua experiência com o Poodle, um cão inteligente e fiel!

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
Mercado FinanceiroNotícias

FCO oferta R$ 546,8 milhões em crédito para empresários e produtores rurais de MT

EspecialistasNotícias

Cereais de inverno ganham espaço na nutrição de bovinos para carnes nobres, confira!

Mercado FinanceiroNotícias

Soja: USDA espera por aumento na produção mundial

Diárias de MercadoNotícias

Boi: diferença entre as arrobas de machos e fêmeas em 2022

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.