GeralNotícias

Semana Estadual da Agricultura Familiar começa nesta quarta-feira (27) em Goiânia

Evento sediado na Emater, em Goiânia, tem programação com palestras e oficinas sobre técnicas agropecuárias, crédito, comercialização e outros temas

A edição 2022 da Semana Estadual da Agricultura Familiar será aberta na quarta-feira (27/7), às 9 horas, no Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer), em Goiânia. Voltado a produtores rurais e sociedade em geral, o evento técnico seguirá até sexta-feira (29/7), com extensa programação de palestras e oficinas. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e das jurisdicionadas Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento (Ceasa).

Durante os três dias de evento, as atividades iniciarão às 9 horas. Serão oferecidas orientações teóricas e práticas sobre manejo rotacionado, indicações geográficas, panificação, derivados lácteos, hortas suspensas, bioinsumos, crédito rural, comercialização e outros temas. A condução das palestras e oficinas ficará a cargo de gestores e técnicos da Seapa, Emater e Agrodefesa, além de parceiros envolvidos.

Com a Semana da Agricultura Familiar, as pastas do agro cumprem a missão de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável no Estado, por meio da inovação e da educação de adultos, possibilitando o aumento da renda e da qualidade de vida no campo. Titular da Seapa, Tiago Mendonça frisa que a realização da Semana da Agricultura Familiar é uma oportunidade de reconhecer a importância e estreitar o contato com o segmento. “A agricultura familiar gera renda e emprego no campo, tem um papel fundamental no abastecimento das cidades e ainda contribui para a preservação do meio ambiente”, afirma ele.

Como ressalta o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, os conhecimentos divulgados são importantes não só para os produtores rurais, mas para toda a população do Estado de Goiás. “Com o evento, não serão beneficiados apenas os segmentos abrangidos pelas cadeias produtivas da agricultura familiar. O conhecimento que divulgamos com palestras e cursos se pulveriza e provoca uma reação em cadeia, atingindo diversas outras esferas econômicas e sociais”, destaca.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Sobre o evento

A Semana Estadual da Agricultura Familiar foi instituída pela Lei nº 20.513, de 2019. O texto determinou que, na semana que compreende o Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado em 24 de julho, devem ser desenvolvidas atividades que demonstrem a importância do segmento para a vida de cada um e para o desenvolvimento do Estado.

Segundo dados da Radiografia do Agro em Goiás, a agricultura familiar representa 62,9% dos estabelecimentos rurais goianos. E, de acordo com o presidente Pedro Leonardo Rezende, o evento é importante para celebrar essa força do setor no Estado. “A agricultura familiar é responsável por grande parte do alimento que chega à mesa dos brasileiros e, além de garantir a segurança alimentar para tantos, também tem grande importância econômica, sendo fundamental para o desenvolvimento rural de Goiás”, diz.

Para participar da programação gratuita de palestras e oficinas, os produtores e a comunidade devem se inscrever pelo link https://bit.ly/SemanaDaAgricultura. Haverá emissão de certificados.

SERVIÇO

Semana da Agricultura Familiar 2022
Data: 27 a 29 de julho de 2022
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer)
Rodovia R-2, Quadra Área, Lote AR-3 Campus Samambaia – Goiânia-GO
Inscrições: https://bit.ly/SemanaDaAgricultura
Programação gratuita

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

27/07

9h – Abertura oficial
10h – Como acessar crédito rural e crédito fundiário?
11h – O papel da mulher no agro e a força do crédito cooperativo na agricultura familiar
12h – Almoço
14h – Manejo rotacionado irrigado otimiza e aumenta a produção
16h – Negócio lucrativo da panificação

Oficinas

9h30 – Importância da regulamentação de entrepostos de ovos
9h30 – Sistema de hidroponia para cultivo de hortas: como iniciar
14h – Vendas online para produtor rural
14h – Comercializar no campo
14h – Panificação

28/07

9h – Bioinsumos
10h – Cenário atual das indicações geográficas e marcas coletivas no Estado de Goiás
11h – Soluções financeiras para o agro
12h – Almoço
14h – Pró-Genética e Integra Zebu: mercado de touros PO acessível ao produtor familiar
16h – Como aumentar a produtividade da propriedade com sustentabilidade

Oficinas

9h – Boas práticas na manipulação de derivados lácteos
9h – Vendas diretas no campo
14h – Desmistificando o agro
14h – Controlar meu dinheiro no campo
14h – Derivados lácteos

29/07

9h – Cooperativismo: principais vantagens e benefícios
10h – Perspectivas da fruticultura em Goiás
11h – Portfólio do Sicoob voltado para a agricultura familiar
12h – Almoço
14h – Cultivo da mandioca em Goiás
16h – Artesanato e sustentabilidade

Oficinas

9h – Importância da regulamentação de casas de mel
9h – Custos para produzir no campo
14h – Negociar no campo
14h – Hortas suspensas
16h – Encerramento

Por Seapa Goiás

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo