Uso da tecnologia na agricultura familiar

A agricultura familiar atua nos moldes da agroecologia, uma ciência que busca estudar e aplicar os princípios da natureza no desenvolvimento agrícola humano. É um campo multidisciplinar que combina agricultura, ecologia e tecnologia para melhorar os padrões agrícolas.

Todos nós sabemos que a agricultura, de maneira geral, com a adoção de inovações tecnológicas, permitiu aos agricultores produzirem mais alimentos com menos esforço e recursos. Além disso, as tecnologias facilitaram e muito a produção de alimentos, mas é claro que esses avanços também mudaram a maneira como os agricultores administram suas plantações.

Uso da tecnologia na agricultura familiar - Imagem AGRONEWS®
Uso da tecnologia na agricultura familiar – Imagem AGRONEWS®

É importante saber que fazendas familiares são o principal tipo de fazenda no Brasil. Uma fazenda familiar é administrada por um grupo de pessoas relacionadas por sangue ou casamento – na maioria das vezes, esse também é o caso de fazendas menores ou de pequeno porte. No entanto, fazendas maiores podem ser administradas por empresas ou membros não familiares. Independentemente de como é administrada, uma fazenda familiar depende da comunicação diária e da proximidade física para funcionar com eficiência.

Nosso artigo vai tratar justamente sobre o uso da tecnologia na agricultura familiar ou agricultura de pequena propriedade.

Uso da tecnologia na agricultura familiar

Seja grande ou pequeno, tecnologias como GPS e telefones celulares permitem que os agricultores acompanhem todos os seus bens, investimentos, plantações e gado. Os agricultores também usam essas tecnologias para se informar sobre as condições da lavoura e planejar suas atividades diárias. Eles usam as informações para tornar sua fazenda produtiva e lucrativa. Por exemplo, eles podem usar telefones para coletar informações e coordenar o trabalho entre os trabalhadores de campo. Eles também podem enviar informações a seus fornecedores para comprar os suprimentos necessários. Usos básicos e corriqueiros em qualquer atividade.

Uso da tecnologia na agricultura familiar - Imagem AGRONEWS®
Uso da tecnologia na agricultura familiar – Imagem AGRONEWS®

A agricultura familiar é muito popular entre os agricultores brasileiros, pois boa parte daquilo que consumimos vem deste tipo de atividade. A tecnologia da informação – TI ajuda os agricultores familiares a coordenar tarefas diárias em suas propriedades. Os agricultores também usam essa tecnologia para acompanhar as condições da lavoura e produzir safras de qualidade. Eles a usam para coletar informações e tomar decisões oportunas sobre suas plantações. Isso permite que os agricultores familiares produzam mais alimentos com menos esforço e recursos.

Cotações, dicas de especialistas, previsão do tempo, notícias como estas que vemos diariamente aqui no Agronews, são outros exemplos de informações consumidas pelos produtores rurais, graças a mediação tecnológica.

Uso da tecnologia na agricultura familiar
Uso da tecnologia na agricultura familiar – Imagem AGRONEWS®

Portanto, a alfabetização midiática tecnológica é uma habilidade importante para os agricultores brasileiros que desejam ter sucesso no mercado moderno. Um bom exemplo que podemos mencionar neste caso, são os cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que permitem aos produtores e demais interessados se capacitarem.

O uso da tecnologia permitiu a criação da plataforma Colheita de Talentos, que é uma iniciativa pioneira no Brasil desenvolvida pelo Senar Mato Grosso, auxilia o produtor rural na busca por mão-de-obra qualificada. Os profissionais que são capacitados nos 93 Sindicatos Rurais espalhados em todo o Estado de Mato Grosso, são automaticamente disponibilizados para consulta na plataforma Colheita de Talentos.

Ouro exemplo são as plataformas de mídia social, que oferecem maneiras baratas para os agricultores alcançarem diretamente clientes em potencial, com o compartilhamento de novas atualizações de conteúdos e divulgação de produtos/serviços. Postagens regulares nas mídias sociais ajudam os agricultores a construir bases de clientes fiéis em todo o mundo. Essas bases ajudam na aquisição de clientes por meio de campanhas de marketing direto em feiras livres, mercearias e outros pontos de venda em todo o país. Isso é um outro exemplo do poder da tecnologia na construção de relacionamentos comerciais.

Uso da tecnologia na agricultura familiar - Imagem AGRONEWS®
Uso da tecnologia na agricultura familiar – Imagem AGRONEWS®

Enfim, este artigo não pretende esgotar tudo sobre esse tema, você pode e deve aprofundar ainda mais, para isso basta digitar a palavra “tecnologia” no campo de busca aqui no site e você encontrará diversos artigos relacionados.

Podemos dizer então que, certamente a tecnologia ajudou a agricultura familiar brasileira a melhorar as operações comerciais de várias maneiras – desde o gerenciamento de tarefas diárias comuns até a coleta de dados sobre índices de qualidade da produção agrícola e evolução tecnológica. Portanto, o uso eficaz da tecnologia pode aumentar consideravelmente a lucratividade de qualquer propriedade rural que consiga adotá-la com efetividade.

Adicione o Agronews aos seus favoritos e fique muito bem-informado.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *