A agricultura familiar atua nos moldes da agroecologia, uma ciência que busca estudar e aplicar os princípios da natureza no desenvolvimento agrícola humano. É um campo multidisciplinar que combina agricultura, ecologia e tecnologia para melhorar os padrões agrícolas.
Todos nós sabemos que a agricultura, de maneira geral, com a adoção de inovações tecnológicas, permitiu aos agricultores produzirem mais alimentos com menos esforço e recursos. Além disso, as tecnologias facilitaram e muito a produção de alimentos, mas é claro que esses avanços também mudaram a maneira como os agricultores administram suas plantações.

É importante saber que fazendas familiares são o principal tipo de fazenda no Brasil. Uma fazenda familiar é administrada por um grupo de pessoas relacionadas por sangue ou casamento – na maioria das vezes, esse também é o caso de fazendas menores ou de pequeno porte. No entanto, fazendas maiores podem ser administradas por empresas ou membros não familiares. Independentemente de como é administrada, uma fazenda familiar depende da comunicação diária e da proximidade física para funcionar com eficiência.
Nosso artigo vai tratar justamente sobre o uso da tecnologia na agricultura familiar ou agricultura de pequena propriedade.
Uso da tecnologia na agricultura familiar
Seja grande ou pequeno, tecnologias como GPS e telefones celulares permitem que os agricultores acompanhem todos os seus bens, investimentos, plantações e gado. Os agricultores também usam essas tecnologias para se informar sobre as condições da lavoura e planejar suas atividades diárias. Eles usam as informações para tornar sua fazenda produtiva e lucrativa. Por exemplo, eles podem usar telefones para coletar informações e coordenar o trabalho entre os trabalhadores de campo. Eles também podem enviar informações a seus fornecedores para comprar os suprimentos necessários. Usos básicos e corriqueiros em qualquer atividade.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...