Centenas de ovelhas andam em círculo por 12 dias seguidos em fazenda na China

Centenas de ovelhas andam em círculo? Será isso algum tipo de sinal vindo do reino animal ou o que teria causado essa movimentação estranha dessas ovelhas? Vamos tentar entender.

Um fato estranho chamou a atenção do mundo na última semana, centenas de ovelhas andando estranhamente em círculo por 12 dias seguidos em uma fazenda na região da Mongólia Interior, no Norte da China. E por incrível que pareça, isso não é um fato isolado, existem outros casos registrados, acompanhe a matéria.

Centenas de ovelhas andam em círculo

O comportamento bizarro, capturado em vídeo de vigilância, mostra um grande rebanho marchando continuamente no sentido horário em um círculo quase perfeito em uma fazenda na Mangólia, região Norte do país asiático.

O que chama a atenção além da sincronia dos animais é que algumas ovelhas podem ser vistas observando do lado de fora a rotação, enquanto outras às vezes ficam imóveis no centro. Um ato bastante curioso por se tratar de animais irracionais. Se isso fosse observado em humanos, também seria estranho do mesmo jeito.

O vídeo da estranha cena foi tuitado na quarta-feira pelo jornal estatal chinês People’s Daily, que informou que as ovelhas são perfeitamente saudáveis e a causa do comportamento permanece um mistério.

O proprietário da ovelha, identificado como Sra. Miao, alegou que o espetáculo começou com algumas ovelhas antes de todo o rebanho se juntar, informou. Embora existam 34 currais de ovinos na fazenda, apenas as ovelhas em um dos currais – número 13 – têm agido dessa maneira.

A mídia chinesa disse que as ovelhas são saudáveis, e a causa do círculo ininterrupto permanece um mistério.

De acordo com o proprietário da ovelha, algumas ovelhas começaram a andar em círculo antes que outras se juntassem. Segundo ele, as ovelhas estão em movimento desde 4 de novembro. Assista o vídeo bizarro capturado pelas câmeras de segurança da fazenda. Aperte o Play!

Alguns especularam que o comportamento da ovelha poderia ser causado por uma doença bacteriana chamada Listeriose – também conhecida como “doença circular“.

Inicialmente, os animais afetados são anorexígenos, deprimidos e desorientados. Eles podem se impulsionar em cantos, inclinar-se contra objetos estacionários ou circular em direção ao lado afetado“, de acordo com o Manual Merck.

Há 34 currais de ovelhas na fazenda, mas apenas as ovelhas no curral número 13 se moveram no espetáculo circulante bizarro.

Não se sabe o que fez com que as ovelhas se comportassem dessa maneira e produzissem essa exibição desconcertante.

Centenas de ovelhas andam em círculo por 12 dias seguidos em fazenda na China

Possível explicação para o fato

Existe uma doença que faz com que alguns animais pareçam desorientados e comecem a circular. A Listeriose pode inflamar um lado do cérebro e fazer com que as ovelhas se comportem de maneira bizarra.

A Listeriose é uma enfermidade infecciosa causada pelas bactérias Gram-positivas, Listeria spp. Afeta várias espécies animais, induzindo três formas de manifestação clínica: (1) septicemia com abscessos em vísceras como fígado e baço, (2) aborto e (3) doença neurológica (meningoencefalite). Geralmente, em um surto, observa-se apenas uma dessas três formas. A forma septicêmica afeta especialmente ruminantes, suínos, coelhos e aves recém-nascidos.

O curso da doença em ovinos e caprinos é rápido, e a morte pode ocorrer 24-48 horas após o início dos sinais clínicos; no entanto, a taxa de recuperação pode ser de até 30% com tratamento rápido e agressivo.

Inicialmente, os animais afetados são anorexígenos, deprimidos e desorientados. Eles podem se impulsionar para os cantos, inclinar-se contra objetos estacionários ou circular em direção ao lado afetado.“, segundo Manual Merck.

Ovelhas em East Sussex, condado do sudeste da Inglaterra, no Reino Unido, causaram uma agitação semelhante no ano passado, quando foram vistas em pé em círculos concêntricos. Veja abaixo a imagem registrada do fato bizarro.

Centenas de ovelhas andam em círculo por 12 dias seguidos na China

Os animais realmente formaram o incrível padrão circular seguindo um lanchador de ovelhas, um tipo de alimentador de gado, enquanto distribuía sua comida em um círculo do outro lado do campo.

Eu estava no meu ciclo diário e vim sobre a colina e vi este magnífico círculo“, disse Christopher Hogg, de 47 anos, responsável pelo avistamento incomum.

Outros casos no reino animal

Centenas de ovelhas andam em círculo por 12 dias seguidos na China

Os cientistas estudam há muito tempo porque alguns animais, como tubarões e tartarugas, se movem em padrões circulares. No entanto, eles ainda não chegaram a uma conclusão sobre o real motivo. “Descobrimos que uma grande variedade de megafauna marinha mostrou comportamento circular semelhante, no qual os animais circularam consecutivamente a uma velocidade relativamente constante mais de duas vezes“, disse o autor do estudo, Tomoko Narazaki, da Universidade de Tóquio.

Fica a dúvida no ar: Você saberia dizer por que isso acontece? escreva nos comentários.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

One thought on “Centenas de ovelhas andam em círculo por 12 dias seguidos em fazenda na China

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *