Confira o Boletim CLIMATEMPO 02 a 08 de agosto 2022 e veja a previsão do tempo nesta semana em todas as regiões do Brasil.
A primeira semana do mês de agosto tem tempo firme principalmente no centro do Brasil. O mês promete chuva acima da média na região Sul do país, especialmente entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. E a chuva também pode ultrapassar a média histórica entre o sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O problema é a distribuição dessa chuva entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, pois ela vai ser pontual e intercaladas por longos períodos de tempo seco.
E nesta primeira semana do mês de agosto o tempo segue firme em grande parte da região Sudeste, também do centro-oeste até o interior do Nordeste. Esse tempo mais firme deve aumentar e é claro o risco para surgimento de novos focos de queimadas. Mas por outro lado acaba ajudando no andamento da colheita do milho segunda safra em algumas localidades.
No entanto para algumas áreas produtoras de trigo e que já estão em fase de floração, essa falta de chuva ainda pode comprometer estas regiões. Tem possibilidade de chover especialmente entre o fim de semana e o começo da próxima semana entre o sul de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Porém com baixo acumulados de no máximo 15mm. E mesmo assim uma chuva bem localizada.
Os maiores acumulados de chuva estão previstas para a região Sul do Brasil. Agora no meio da semana, tem chuva para as áreas mais próximas ao Uruguai, beirando os 30 até 50 mm em algumas localidades. No fim de semana a chuva mais forte vai atingir o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com algo em torno de 50 até 60 mm de chuva.
Continua chovendo no extremo norte do Brasil. Também tem chuva ao longo da costa do Nordeste, principalmente na área que começa no Alagoas até o Rio Grande do Norte, onde o acumulado pode chegar perto dos 100 mm.
CLIMATEMPO Sul
Ao longo do mês de agosto, diferentemente do padrão esperado quando temos a atuação do La Niña, as chuvas ficam acima da média na maior parte da Região Sul, com atenção especial para o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As anomalias positivas de precipitação se estendem até o centro do Rio Grande do Sul, atingindo inclusive a Grande Porto Alegre. No norte do Paraná os volumes de chuva em agosto são menores em relação à maior parte da Região, mas mesmo nesta área, a chuva fica um pouco acima da média. A chuva nestes locais ocorre devido ao avanço das frentes frias no decorrer do mês de agosto.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...