CLIMATEMPO 04 a 10 de outubro 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 04 a 10 de outubro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.

Por causa de áreas de instabilidade ainda tem chuva em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste do país. E a partir do meio da semana, a chuva começa a ganhar bastante força no Centro e Sul do Brasil.

A formação de uma área de baixa pressão a partir da quarta-feira (05), deve provocar tempestades no interior da região Sul. Depois da passagem desta área de baixa pressão, terá a origem de um sistema frontal constituído por uma frente fria e um ciclone extratropical. E essa frente fria promete provocar chuvas bem expressivas, especialmente no Sudeste, a partir da quinta-feira.

Enquanto isso, o interior do Nordeste e também em áreas do Tocantins, seguem com poucas condições de chuva. Lembrando que o vazio sanitário nestas áreas terminou no último dia 30. Por enquanto a umidade do solo está bastante baixa nestas regiões.

Como podemos perceber nesta análise do Climatempo, tem água prevista com acumulados bem expressivos até o final da semana na região Sul do Brasil, com volumes perto de 50 mm, acima até de 70 mm no noroeste do Paraná. Entre São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata, até o Sul do Espírito Santo, teremos algo em torno de 70 até 100 mm de chuva.

Mas no interior do Nordeste e no Tocantins, seguem mais com variação de nebulosidade, do que chuva propriamente dita, tanto que a umidade do solo nestas regiões não deve aumentar e vai até diminuir em alguns pontos.

Agora, em contrapartida, a umidade do solo já aumenta nesta quarta-feira no interior do Rio Grande do Sul. E deve aumentar de forma bem significativa desde o Espírito Santo até áreas do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e também o estado de Goiás.

CLIMATEMPO 04 a 10 de outubro 2022

Alerta de temporais nesta segunda e terça (04) em Belo Horizonte

A madrugada da segunda-feira foi marcada por chuva com trovoadas em Belo Horizonte, o acumulado da madrugada de hoje (03) segundo o Instituto Nacional de Meteorologia foi de 5,6mm.

As chuvas fortes retornam na noite de hoje (03) e se estendem ao longo da terça-feira (04), com risco alto de temporais e volumes elevados, entre 30 e 50 mm, capazes de ocasionar transtornos como alagamentos e enchentes na capital mineira.

Os temporais estão associados a diversos fatores, sendo eles, a circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera, cavados meteorológicos nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera; além da influência da aproximação de uma frente fria que avança da costa do estado de São Paulo para o Rio De Janeiro no final desta segunda-feira (03) e a umidade que vem da região Amazônica em forma de corredor de umidade.

Os modelos meteorológicos indicam a chuva mais forte entre às 21h desta segunda-feira (03) e 06h da terça-feira (04). Atenção aos transtornos relacionados aos temporais.

Não somente Belo Horizonte, mas todo o estado de Minas Gerais está na rota de chuvas fortes com trovoadas e elevados volumes de chuva nesta terça-feira (04), com risco de alagamentos, inundações e enchentes.

Temporais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Uma mudança no padrão da circulação de ventos vai favorecer o aumento da nebulosidade e o retorno da chuva forte sobre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio De Janeiro, aumentando o risco de temporais. Na terça-feira (04), a passagem de uma nova frente fria ajuda reforçar as nuvens de chuva sobre grande parte da Região e a primeira semana do mês de outubro será instável no Sudeste.

Nesta segunda-feira (03), risco de temporais nas capitais, Belo Horizonte, São Paulo e Rio De Janeiro. Chove forte nestes estados ao longo do dia e no sul do Rio, sul e leste de São Paulo, as temperaturas ficam mais baixas, por outro lado, dia quente e muito abafado na capital mineira e em Vitória. Nestas regiões a chuva acontece no período da tarde, com risco de raios e rajadas de vento.

A chuva vai acontecer de forma frequente e persistente ao longo desta semana. O risco é de temporais e chuva forte nos quatro estados, inclusive nas capitais.

As temperaturas melhoram um pouco entre a quinta (06) e a sexta-feira, e o ar fica abafado. Na quinta, ainda chove forte em São Paulo, com risco de temporais e queda de granizo, e no Triângulo Mineiro, mas boa parte da Região já tem redução no volume de chuva. Capitais, Vitória, Belo Horizonte e Rio, com pancadas de chuva mais isoladas no período da tarde.

Na sexta-feira (07), a chuva volta ganhar força devido à passagem de uma nova frente fria sobre a Região Sudeste. O Rio de Janeiro volta a ficar em alerta para chuva persistente e com alto potencial de transtornos. No centro-sul de Minas, a chuva volta acontecer de forma forte e com risco de temporais, mas em São Paulo, apesar do dia começar instável, a tendência é de redução da chuva.

A capital Vitória segue a semana com sensação de abafamento e a chuva vai ganhando mais intensidade, porém até a sexta-feira, as pancadas ficam restritas ao período da tarde.

CLIMATEMPO 04 a 10 de outubro 2022

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *