CLIMATEMPO 04 de agosto 2021, veja a previsão do tempo em todo o Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 04 de agosto 2021e veja a previsão do tempo em todo o Brasil nesta quarta-feira.

Cerrado e outros biomas brasileiros estão em chamas

O inverno é a estação mais seca do ano, e é por esse e outros fatores que esta é a época em que os índices de queimadas se elevam a valores alarmantes. Entre as áreas mais afetadas estão os biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.

A mata Atlântica assume a terceira posição entre os biomas mais afetados pelo fogo, com 16,8% do total de focos entre os demais biomas, mais de 6.700 focos na região, um aumento de 18% se comparado com o ano de 2020.

Cerrado tem aumento de 17% nos focos em relação ao ano passado

O segundo bioma mais devastado pelas queimadas é a Floresta Amazônica, com 31% do valor total dos focos, já são mais de 12.300 focos de acordo com o satélite de referência do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Já o Cerrado Brasileiro arde em chamas e assume o topo na ordem de número de focos por biomas brasileiros. Já são mais de 17.000 focos pelo satélite de referência do INPE, o que representa 42,7% das queimadas que acontecem agora no Brasil, e esse valor representa um aumento de 17% em relação a 2020.

climatempo 04 de agosto 2021

Pantanal e Caatinga estão entre os biomas com os menores focos de incêndio

Apesar dos números serem menores, a Caatinga Brasileira teve um aumento de 161% nos focos em relação ao ano passado. Neste ano já são mais de 2.100 focos contra 805 de 2020, mais que o dobro no mesmo período. Esse valor representa 5,3% do total de focos entre os biomas, o que coloca a Caatinga em 4º lugar entre as áreas mais afetadas pelo fogo.

O Pantanal está entre as regiões com o menor número de queimadas, com um pouco mais de 880 focos de incêndio. Este é o menor número, dentro do mesmo período, dos últimos 3 anos. No ano passado o bioma registrou mais de 4.000 focos entre as mesmas datas. Todos os dados são contabilizados do período entre os dias 01 de janeiro de 2021 até está terça-feira, dia 03 de agosto.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 04 de agosto 2021

Baixa pressão no mar provoca chuva no litoral de SP e do RJ

Nebulosidade no Brasil

O ar seco predomina sobre o Brasil e inibe a formação de nuvens. Assim, a maior parte do país tem pouca ou nenhuma nebulosidade.

Algumas nuvens de chuva crescem no extremo norte do país e pelo litoral do Nordeste onde tem bastante umidade.

O aglomerado de nuvens que vai se formando sobre o mar, entre o litoral do RJ e de SC está associado a uma área de baixa pressão atmosférica que se organiza nesta região. No decorrer do dia, este sistema induz um aumento da nebulosidade pelo litoral de SP e dp RJ.

Previsão do tempo

Quase todo o Brasil tem uma terça-feira com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva. Mas a secura do ar vai incomodar a população no interior das Regiões Sul e Sudeste, por todo o Centro-Oeste, em RR, no TO e no interior do Nordeste

A madrugada e o começo da manhã são frios no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. O dia amanhece com geada no centro, sul, planalto e serra do RS, planaltos sul e norte e serra de SC e no sul do PR.

O sol aparece entre muitas nuvens na região da Grande São Paulo, no sul e leste de SP, no RJ e na Zona da Mata Mineira. Tem condições para chuva a qualquer hora no litoral de SP e do RJ, inclusive no Grande Rio. Mas a chuva que ocorrer será fraca a moderada.

Dia com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, no norte do centro do AM, em RR, AP, oeste e norte do PA.

Sol e pancadas de chuva no litoral do PI e do CE e em todo o leste do Nordeste, no RN ao sul da BA. Mas na região do litoral, Agreste e Zona da Mata de AL e PE, a chuva é mais persistente.

Alertas meteorológicos para 03/08/2021 ‌

Alerta para geada no centro, sul, planalto e serra do RS, planaltos sul e norte e serra de SC e no sul do PR

Atenção para chuva moderada no litoral de AL e PE.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios no extremo norte do AM, em RR, no centro-norte do AP e noroeste do PA.

Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 11% e 20% no centro, oeste e sul do TO, oeste de GO, centro, sul, oeste e leste de MT, norte de MS e região de Corumbá

Atenção para o ar seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30%, no centro-oeste do PR, oeste e norte de SP, no MS (exceto norte e região de Corumbá), sul, centro, leste e norte de GO, DF, centro-oeste de MG, oeste da BA, centro-sul e oeste do PI, centro-sul do MA, norte e leste do RO, sul do PA, norte de MT, RR, sul do AM, centro-leste do AC.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.