CLIMATEMPO 14 de outubro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 14 de outubro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira.

A semana termina com áreas de instabilidade em partes da região Norte, Centro-Oeste e também no Sul do país.

Uma frente fria muito afastada, na altura da Costa do estado de São Paulo, já quase não influencia mais o tempo. Mas a entrada de umidade que vem do Oceano, favorece para a possibilidade de uma chuva persistente sobre a faixa leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina, favorecendo até mesmo volumes altos de chuva e um tempo bastante encoberto.

Como podemos ver nesta análise do Climatempo, há riscos de temporais em áreas mais ao Norte do Brasil, no sul do Amazonas, Acre e no estado de Rondônia. Já os ventos sopram com rajadas de 40 até 60 km por hora, desde o espírito santo até o Rio Grande do Sul. Enquanto isso, o tempo fica firme no estado Gaúcho, em grande parte do Nordeste e das áreas centrais do Brasil.

As temperaturas também estão elevadas e a máxima prevista é de 33º graus em Cuiabá e em Manaus. No Rio de Janeiro temos previsão de chuvas muito rápidas, isoladas, com temperatura entre 20º e 28º graus. E lá em Porto Alegre, sol entre nuvens e temperaturas amenas com máxima na casa dos 20º graus.

CLIMATEMPO 14 de outubro 2022

Temporais em áreas do Sul da Região Norte e faixa leste da Região Sul. Confira!

Frente fria avança no Sul e ar seco ganha força no Sudeste

Uma frente fria está próxima ao litoral do Paraná e de Santa Catarina e se junta com áreas de instabilidade que se estendem sobre São Paulo, parte do centro-oeste e do norte do Brasil.

Estas áreas de instabilidade são alimentadas por pelo fluxo de ar quente e úmido que está organizado entre o Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Uma massa de ar quente predomina sobre as Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, além do Tocantins e de Goiás, deixando a umidade do ar baixa e dificultando a ocorrência de chuva.

CLIMATEMPO 14 de outubro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Na Região Sul do Brasil, o tempo fica chuvoso no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. Nas outras áreas catarinenses, no norte do Rio Grande do Sul e no estado do Paraná, esta quinta-feira é com muita nebulosidade e chuva frequente, com possibilidade de rápidas aparições do Sol. Há risco de chuva forte. As demais áreas do Rio Grande do Sul passam o dia com predomínio de sol.

Para a Região Sudeste, a previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todas as regiões de São Paulo, incluindo a capital paulista. O sol predomina no norte do estado de São Paulo, no Rio De Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Faz calor e não chove nessas áreas.

Para a Região Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte, incluindo a região das capitais Cuiabá e Campo Grande. No sul de Goiás, pode chover rapidamente à tarde. O sol forte, o calor e o tempo seco predominam nas demais áreas de Goiás e no Distrito Federal, incluindo a região de Goiânia e de Brasília.

Períodos com sol e pancadas de chuva com raios estão previstos para quase todas as áreas da Região Norte do Brasil. Muitas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes. O sol forte o tempo seco predominam sobre o Tocantins e na região de Tucuruí, no Pará.

O ar seco que predomina sobre a Região Nordeste, deixa o tempo firme, com pouca nebulosidade na maioria das áreas da região. Há possibilidade de pancadas de chuva passageiras na faixa litorânea, no litoral e no agreste, desde o Ceará até o sul da Bahia. Pode chover rapidamente também no litoral do Maranhão.

Temporais

Alerta para temporais em Santa Catarina, no centro-oeste e sul do Paraná, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, nas áreas próximas da fronteira com a Bolívia de Mato Grosso e de Rondônia e no centro e norte de Roraima

Chuva moderada a forte

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no oeste, sul e leste de São Paulo, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul, centro e noroeste de Mato Grosso, no Amazonas (exceto no oeste do estado), no sul de Roraima, no Amapá e oeste do Pará

Baixa umidade do ar

Alerta para para o ar muito seco, com níveis de unidade entre 21 e 30% no centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, no oeste/noroeste de Minas Gerais, no vale do São Francisco e no oeste da Bahia, no Distrito Federal, no centro Leste e norte do de Goiás, no Tocantins exceto no norte do estado, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *