CLIMATEMPO 17 de fevereiro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 17 de fevereiro 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira.

Nova ZCAS se forma nesta semana e provoca muita chuva

Os meteorologistas da Climatempo alertam para a formação de um novo corredor de umidade que vai favorecer a ocorrência de bastante chuva em áreas do Brasil entre quinta(17) e domingo(20). Este sistema, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, vai atingir áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte da Bahia.

Com a chuva frequente e volumosa, os transtornos podem voltar a acontecer em diversas áreas do país.

https://www.youtube.com/watch?v=bLE-0xjtZ0Y

Regiões como Minas Gerais, interior e litoral norte do Rio De Janeiro, devem registrar grandes volumes de chuva neste período. Nos primeiros dias de atuação, a ZCAS também provoca chuva volumosa no Espírito Santo, mas no fim de semana, 19 e 20, a chuva tende a diminuir.

O tempo segue carregado e com bastante chuva entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sudoeste da Bahia, Rondônia, Tocantins e Amazonas.

CLIMATEMPO 17 de fevereiro 2022

É comum tantos eventos de ZCAS em pouco tempo?

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Só neste verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021, já houve registro de 5 episódios de ZCAS sobre o Brasil. Com esta nova prevista a partir de quinta(17), serão 6 episódios em um curto período de tempo.

As engrenagens atmosféricas da ZCAS

O que explica a maior quantidade de eventos de ZCAS no verão 2021/2022 é a temperatura da água do oceano Atlântico abaixo do normal, na porção entre a costa do Sul e do Sudeste.

Isto gera uma circulação de ventos que injeta mais umidade do mar para o continente. Este reforço de umidade intensifica o sistema de pressão atmosférica chamado de Alta da Bolívia (AB), que se forma em torno de 10 quilômetros de altitude. A intensificação da AB reforça um cavado sobre o Nordeste (circulação de ventos no sentido horário), também a 10 quilômetros de altitude.

A presença da AB e deste cavado são dois sistemas fundamentais para que ocorra a formação de uma ZCAS. Com a água do mar entre o Sul e o Sudeste com temperatura abaixo do normal, a AB e o cavado do Nordeste têm se formando mais facilmente e por isso ocorreram um maior número de episódios de ZCAS desde o início do verão.

O que é ZCAS e como este sistema se forma?

De acordo com a equipe de previsão climática da Climatempo, esta deve ser a última ZCAS até o fim do verão. A estação vai terminar dia 20 de março 2022.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.