CLIMATEMPO 18 a 24 de janeiro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 18 a 24 de janeiro 2022 e veja a previsão do tempo nas regiões produtoras do Brasil.

O alerta continua para chuva forte na região Sul do Brasil e elevados volumes acumulados em áreas do Nordeste. No mapa de umidade podemos perceber que em várias áreas do Brasil o solo está bastante encharcado e bem saturado devido as chuvas que aconteceram em dezembro e janeiro. Então qualquer chuva que venha acontecer agora nos próximos dias tem alto risco para temporais.

Já tivemos nível máximo de elevação do Rio Tocantins, na bacia do Tocantins, com mais de 12,9 metros e esse é o maior valor dos últimos 32 anos.

E a chuva deve ser bem volumosa até o dia 24 deste mês, no estado do Maranhão, em áreas do Pará, do Amapá, até mesmo no Amazonas e no Acre.

Chove também no Sudeste e no Sul do Brasil com acumulados de até 40mm. Na região Sul vale destacar que as temperaturas estão bastante elevadas e a entrada da umidade nos estados tem alto risco para provocar ventania, trovoadas e até queda de granizo.

Nas áreas mais claras do mapa a chuva vem em forma de pancadas isoladas. Agora no Sudeste, o destaque mesmo desse os próximos dias é o alto risco de erosão no estado de Minas Gerais, como vimos anteriormente o solo está bastante encharcado no estado mineiro, a chuva não é aquela chuva frequente e constante que registramos na primeira quinzena do mês de janeiro, o que temos agora são pancadas de verão que podem ser de forte intensidade em pontos isolados e devem acumular até 40mm.

Já na região Nordeste do Brasil, a chuva é frequente desde áreas do Ceará até o estado de Maranhão, com acumulados que facilmente irão passar dos 50 a 60mm. Além disso as temperaturas devem subir neste período.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 18 a 24 de janeiro 2022

Alerta para temporais no Sul e no Nordeste, confira!

https://www.youtube.com/watch?v=bDW4uy4tQhU

Grande SP com ar abafado e risco de temporais nos próximos dias

O ar quente e úmido que atua sobre o Sudeste, e a circulação de ventos no centro-sul do Brasil, vão continuar formando áreas de instabilidade ao longo desta semana sobre o estado de São Paulo.

A Grande SP terá uma semana com clima típico de verão: sol, calor e pancadas de chuva. O sol aparece acompanhado de algumas nuvens ao longo do dia e a chuva se concentra à tarde e à noite.

Há risco para pancadas fortes e isoladas e também são esperados temporais ao longo dos próximos dias. A chuva vem acompanhada por raios, vento forte e até mesmo granizo.

As temperaturas vão continuar elevadas e as máximas na capital paulista vão variar entre 30 e 32ºC até o fim desta semana. Por causa da umidade e da temperatura elevada, os dias serão abafados, o que aumenta a sensação de calor.

Volumes de chuva

Como podemos acompanhar no Boletim CLIMATEMPO 18 a 24 de janeiro 2022, até o momento, os modelos meteorológicos não indicam risco para grandes acumulados, porém, como haverá momentos de tempestade, recomenda-se que os municípios continuem mantendo atenção às áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos, como deslizamentos, desabamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com raios, vento e granizo.

Frente fria provoca temporais no Sul do Brasil

Neste domingo, dia 16 de janeiro, uma frente fria chegou ao Sul do Brasil. O sistema, que carrega ventos mais frios, ao se aproximar do Rio Grande do Sul, encontrou uma atmosfera muito quente e seca e esse choque térmico, ajudou a intensificar os temporais na região.

Frente fria continua avançando

No início desta semana, a chuva se espalha pela região e ainda são esperados temporais. A frente fria continua avançando em direção ao Sul do Brasil, reforçando ainda mais as instabilidades sobre o RS, SC e PR.

O sol aparece e há condições para pancadas de chuva pontualmente fortes nos três estados. Há condição para temporais em todo o centro-sul e leste do RS, leste de SC e centro leste do PR.

Também são esperadas rajadas de até 80km/h no RS e de até 60kmh entre SC e o sudoeste do PR.

Na terça-feira, dia 18, o sol aparece entre muitas nuvens e chove em vários momentos sobre o sul e oeste do RS. Em SC e no PR, sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas. A chuva pode vir com forte intensidade acompanhada por trovoadas no decorrer do dia.

Calor continua

Uma onda de calor atingiu a região nos últimos dias e elevou muito as temperaturas, principalmente no Rio Grande do Sul. Foram registrados recordes de calor no estado gaúcho, inclusive na capital Porto Alegre.

As temperaturas diminuem na região, se comparada ao últimos dias, mas o calor vai continuar. Apesar da chuva, as máximas vão se elevar nos três estados e os próximos dias ainda serão quentes e abafados.

Fonte: Climatempo

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.