ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 28 de março 2022, veja a previsão do tempo

climatempo 28 de março 2022

Confira no Boletim CLIMATEMPO 28 de março 2022: Semana com alerta de temporais no Sul do Brasil; Mês de março termina com chuva forte no Rio de Janeiro; Mês de março termina com chuva forte no Rio de Janeiro.

Semana com alerta de temporais no Sul do Brasil

A semana ainda começa fria e seca sobre grande parte do Sul do Brasil. Os ventos que sopram do mar transportam umidade para áreas do leste de Santa Catarina e do Paraná, mas a previsão é de pouca chuva nestas regiões.

Semana começa com muita instabilidade. Confira abaixo a análise completa com os principais destaques do Brasil nesta segunda-feira(28). Aperte o Play!

Boletim CLIMATEMPO 28 de março 2022

Dia de grande amplitude térmica

O amanhecer começa frio no estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28). A cidade de Bom Jesus pode amanhecer com apenas 8 °C, mas gradualmente com a presença do sol, as temperaturas se elevam e a máxima chega aos 24 °C. A sensação ainda será de frio, diferente da capital Porto Alegre, que já volta ter temperaturas um pouco mais elevadas. A mínima ainda começa com 15 °C na capital gaúcha e a máxima chega aos 28 °C.

A massa de ar frio ainda segue impedindo a formação de nuvens carregadas no sul e interior do Paraná, oeste de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, por isto não chove sobre estas regiões. Por outro lado, ainda há umidade sobre parte do litoral norte catarinense, no litoral e no norte do Paraná, mas a previsão é de pouca chuva.

Atenção! A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia sobre o sudoeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e no noroeste gaúcho.

Pode ventar entre o litoral sul e o sul do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h ao longo do dia.

Frente fria provoca temporais

Na terça-feira (29) voltam as condições para pancadas de chuva a partir da tarde devido ao aquecimento em grande parte da Região Sul. Com a proximidade de uma grande frente fria, o risco de temporais aumenta no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, principalmente a partir da tarde.

Na quarta (30) a frente fria avança forte sobre o Sul do país, espalhando muitas instabilidades por todos os estados e provocando temporais, com raios e ventania de 60 a 80 km/h. A chuva será muito intensa e tem risco para grandes acumulados no centro-norte do Rio Grande do Sul, no sul e interior de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná.

A chuva perde intensidade a partir de quinta-feira (31) no estado gaúcho, mas ainda ocorrem pancadas de chuva com moderada a forte intensidade com rajadas de vento entre Santa Catarina e o Paraná.

Na retaguarda da frente fria o ar frio de origem polar volta atuar e diminui as temperaturas sobre todas as áreas da Região, inclusive nas capitais. A semana que começa com temperaturas mais amenas, terminará com sensação de frio!

Mar agitado

A circulação de ventos reforça a agitação marítima sobre as praias do Sul do Brasil. Até a noite de quarta (30) as ondas podem variar de 2 a 2,5m no litoral do Rio Grande do Sul. Na quinta (31) a agitação marítima aumenta com ondas de até 3m na costa do estado gaúcho e de até 2m nas praias de Santa Catarina e do Paraná.

Aumenta o risco de temporais na costa leste do Nordeste

Como vimos na análise do Boletim CLIMATEMPO 28 de março 2022, a semana começa muito instável sobre o Nordeste do Brasil. A ZCIT segue atuando no oceano próximo à costa norte da Região, mas a combinação entre calor e umidade também provoca muita chuva principalmente no interior nordestino.

Aumentam as condições para chuva no estado do Rio Grande do Norte, a segunda-feira (28), será instável sobre a capital Natal e o risco de temporais aumenta. Chove forte também sobre João Pessoa, a capital da Paraíba terá um dia com muita nebulosidade, mas as temperaturas ainda se elevam e o ar fica abafado potencializando o risco para temporais, principalmente a tarde.

A costa norte do Nordeste segue com muita chuva, entre o Maranhão, Piauí e o norte do Ceará. As capitais São Luís, Teresina e Fortaleza ficam em alerta no decorrer desta segunda, para chuva em vários momentos do dia.

O calor e a umidade ainda seguem provocando pancadas de chuva no interior do Pernambuco, em Maceió e no Sergipe, mas o dia ainda será ensolarado nestas regiões. O sol brilha forte no decorrer do dia sobre o leste e sul da Bahia e tem previsão apenas de chuva fraca e passageira.

As demais áreas da Bahia seguem com tempo firme e seco, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia

CLIMATEMPO ALERTA: Atenção para baixa umidade do ar!

Na terça-feira (29) as instabilidades começam perder força sobre parte do estado do Piauí e o tempo volta ficar firme sobre as regiões mais próximas ao estado da Bahia. A chuva ainda vai seguir concentrada sobre a costa norte da Região e entre os litorais do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Com exceção do interior da Bahia, do Pernambuco e do sudeste do Piauí, as demais áreas seguem em atenção para chuva forte e o alerta de temporais persiste, principalmente sobre o Maranhão, litoral do Piauí e norte do Ceará.

Mês de março termina com chuva forte no Rio de Janeiro

Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que ainda se afasta lentamente pela costa do Sudeste e reforçadas pela intensificação de ventos úmidos que sopram do mar ajudam formar nuvens muito carregadas sobre o estado do Rio De Janeiro. A semana começa com muita chuva, inclusive na Região Serrana do estado.

A última semana de março será marcada por muita chuva no estado do Rio de Janeiro, mas o calor ainda persiste ao longo da semana e a sensação será de abafamento sobre todos os municípios. Segundo informa o Climatempo, a segunda-feira (28) começa com muita nebulosidade e chuva forte em vários momentos sobre o Grande Rio, Região dos Lagos, Região Serrana – incluindo a cidade de Petrópolis e na Costa Verde.

Em relação aos últimos dias a temperatura máxima, tem uma ligeira diminuição, mas o ar segue abafado na capital. A máxima prevista é de 29 °C.

Na terça-feira (29), a frente fria se afasta, mas a circulação de ventos segue deixando o tempo instável no estado do Rio. A chuva acontece de forma frequente, tem previsão para volumes elevados sobre o Vale do Paraíba, Costa Verde, Cidade do Rio e na Região Serrana. O calor persiste no decorrer do dia sobre todos os municípios, potencializando o risco de temporais, principalmente a tarde.

Na quarta (30) o volume de chuva diminui e o sol predomina mais sobre todas as regiões do estado no decorrer do dia, mas ainda ocorrem pancadas de chuva isolada sobre todas as áreas, que podem vir com moderada a forte intensidade, com risco de raios e trovoadas.

A quarta-feira será o dia mais quente desta semana no Rio de Janeiro, na capital, a máxima prevista também é de 34 °C! E este calor repentino é chamado de “pré-frontal”, aquele que antecede a chegada de uma frente fria.

Frente fria aumenta a chuva no Rio de Janeiro

Na quinta-feira (31) uma nova frente fria avança sobre a costa do Sudeste e aumenta as instabilidades sobre o estado do Rio. A chuva acontece em vários momentos, com moderada a forte intensidade e o risco de temporais se eleva.

E para finalizarmos o Boletim CLIMATEMPO 28 de março 2022, ainda faz calor e a máxima alcança os 31 °C na capital, mas na sexta-feira, 1 de abril, com o tempo mais fechado a tendência é de diminuição nas temperaturas. O dia será marcado por céu nublado e chuva frequente em todas as áreas do estado, inclusive em Petrópolis. O litoral fica em atenção para muita chuva, a circulação de ventos também deixa o mar agitado nas praias fluminenses e as ondas podem chegar até 3,5 metros.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 21 a 27 de junho 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

GeralNotícias

La Niña: inverno deve ter chuvas abaixo da média no Sul e no Sudeste

ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 14 a 20 de junho 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 07 a 13 de junho 2022, veja a previsão do tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.