CLIMATEMPO 31 de janeiro a 04 de fevereiro 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 31 de janeiro a 04 de fevereiro 2022 e veja a previsão do tempo em todo o Brasil

Continuamos com a atuação do fenômeno Lã Niña neste mês de fevereiro. O fenômeno tende a diminuir a chuva sobre parte do Centro-Sul do Brasil, e o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir os efeitos dessa redução nas precipitações.

Praticamente todo o estado gaúcho fica com chuva abaixo da média, e os maiores desvios, ou seja, onde a chuva vai ocorrer de maneira ainda mais escassa, serão vistos no sul, extremo sul e campanha gaúcha e na fronteira oeste do estado. Nestas áreas pode chover cerca de 100 a 200mm abaixo do esperado.

No Norte e parte do Nordeste do Brasil a chuva também tende a ser mais irregular e com valores abaixo da média Climatológica.

Lembrando que na região Norte e faixa norte do Nordeste, chove bastante nesta época do ano.

A chuva será menor do que o esperado no Ceara, Piauí, Maranhão, pontos do sertão nordestino desde o Rio Grande do Norte até o Alagoas e também no Tocantins e boa parte do estado do PA.

Onde deve chover mais

O Paraná e Santa Catarina terão chuva acima da média, mas com desvios baixos. Os acumulados vão ficar em torno dos 25 e 50mm nos dois estado. Em São Paulo, as áreas mais ao sul, próximas ao Paraná, com chuva acima da média, mas, o centro-norte e oeste paulista terá acumulados dentro do esperado.

Em Minas Gerais devemos ter uma chuva dentro da média em grande parte do estado e levemente acima da média em áreas do nordeste mineiro, Vale do Rio Doce e os volumes também vão ficar em torno de 50mm acima do normal no Espírito Santo.

Os maiores desvios, ou seja, as áreas onde a chuva pode bem maior que o esperado, são as áreas do noroeste do Pará, norte do Amapá e norte do Amazonas e também no estado do Acre.

Temperaturas

Como devemos ter um mês com chuva abaixo da média e atuação do fenômeno Lã Niña, as temperaturas tendem a ficar acima da média no Rio Grande do Sul. No centro-oeste e noroeste do estado gaúcho, os desvios podem ser de 2 a 4ºC acima do normal nestas áreas.

Em Santa Catarina, Paraná e grande parte de São Paulo, os desvios também são positivos, com de 2ºC acima da média nos três estados. Em Minas Gerais as temperaturas vão ficar dentro do esperado em grande parte do estado, mas no leste do estado mineiro, são esperados leves desvios negativos.

No Mato Grosso do Sul, grande parte da Bahia e do Nordeste do país, temperatura dentro da média. Por outro lado, no Espírito Santo, norte do Rio De Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e faixa leste do Nordeste com temperatura levemente abaixo da climatologia.

Em grande parte da região Norte, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a chuva acima da média e os dias consecutivos de tempo mais encoberto e muita nebulosidade, dificultam o aumento das temperaturas, e os desvios ficarão em torno de 1ºC abaixo.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 31 de janeiro a 04 de fevereiro 2022

https://www.youtube.com/watch?v=wMJjcT9EI4k

Fevereiro começa com temporais em Minas Gerais

O fim de semana foi marcado por muita nebulosidade e chuva, principalmente sobre o centro-sul de Minas Gerais. A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que atuava entre o Norte e Sudeste do Brasil, começa se desconfigurar no decorrer desta terça-feira (01), mas as instabilidades ainda vão seguir ativas sobre Minas Gerais.

Alerta para temporais

Uma frente fria se organiza e avança no oceano até a costa do Rio De Janeiro reforçando as áreas de instabilidades sobre Minas Gerais. A terça-feira, 1 de fevereiro começa com muita umidade e alerta para temporais sobre a Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro.

O dia será marcado por bastante nebulosidade e chuva em vários momentos sobre estas regiões e é alto o risco de transtornos como alagamentos, enchente de córregos e rios, e deslizamentos de terra.

O sol aparece sobre a região do Vale do Jequitinhonha, no norte mineiro e também sobre o Vale do Rio Doce, mas intercalando períodos de chuva forte, com raios e trovoadas.

Fevereiro começa com pancadas de chuva forte

O volume de chuva começa perder força sobre áreas do sul de estado nos próximos dias, mas esta primeira semana de fevereiro segue com tempo instável sobre as outras regiões do estado e há condições para pancadas de chuva forte em todas as regiões, principalmente sobre a região central e norte de Minas Gerais.

O sol volta aparecer um poucos mais na grande Belo Horizonte na quinta-feira (03) e as temperaturas se elevam, se comparado aos últimos dias, mas ainda há risco de pancadas de chuva forte com raios e trovoadas.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.