Futebol sem bola? Conheça o ilustre filósofo e técnico Dado de Oliveira

Futebol sem bola, Piu-Piu sem o Frajola, sou eu assim sem você… Parece até música do Claudinho e Bochecha mas não é bem assim.

O treinador Dado de Oliveira, do Manthiqueira, time de Guaratinguetá, interior de São Paulo, chamou atenção na participação da sua equipe na Copinha, por criar um curioso método de treinamento: o coletivo sem bola. Em entrevista ao ‘Esporte Espetacular’, o Dado, que também é filósofo, explicou o motivo da atividade.

Dado de Oliveira deixou o cargo de presidente do clube Manthiqueira para assumir o comando da equipe sub-20, em dezembro do ano passado. O ex-dirigente trabalha na formação de seres humanos e não só operários da bola, e seu time é inspirado no Carrossel Hôlandes, famoso na Copa de 74, montado no esquema tático 4-3-3.

Futebol sem bola? Conheça o ilustre filósofo e técnico Dado de Oliveira

Usando frases e conceitos de nomes famosos da filosofia para inspirar os atletas, o treinador até criou uma modalidade de treino até então inédita, o coletivo sem bola, batizado de ‘Futebol Platônico‘.

No mundo de Platão, a gente faz tudo perfeito. Eu pensei, se eu colocasse um coletivo sem a bola, os jogadores não vão errar o passe, não vão errar o drible, não vão errar o chute, nem perder o controle da bola. O que quero com isso? Que eles joguem com a cabeça erguida para ter uma leitura do jogo.“, explicou o filósofo Dado.

Mesmo com as críticas da torcida, após a eliminação e desempenho ruim na Copinha, com três derrotas na fase de grupos, o comandante e filósofo Dado de Oliveira não se abalou e segue à frente da equipe.

Veja abaixo um trecho da entrevista concedida em 2017, para um veículo local, quando Dado ainda era presidente do clube.

Então, o que acha deste novo método de treinamento para o futebol? Deixe seu comentário logo abaixo!

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.