CuriosidadesOpinião

Snyder Agro: Revelada nova identidade secreta do Superman

Detalhe que você não percebeu no filme Liga da Justiça de Zack Snyder, confira!

Snyder Agro é o apelido carinhoso que nós demos a nova identidade assumida pelo Superman nesta refilmagem de Liga da Justiça. Mas você deve estar se perguntando, porque um site de agronegócios quer falar sobre filmes de super heróis? Então continue lendo a matéria até o final que nós vamos esclarecer todos os detalhes.

Ressurgindo das cinzas

Com o sucesso do lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder (também conhecido como Zack Snyder’s Justice League, e frequentemente chamado de Snyder Cut), o diretor Zack Snyder admitiu que tinha grandes planos para o Superman. Em entrevista dada ao Screen Rant, o diretor de cinema disse que sua ideia era a de fazer pelo menos cinco filmes com o “Homem de Aço”, mas uma tragédia familiar (Em maio de 2017, Snyder deixou a pós-produção após o suicídio de sua filha), aliada ao fracasso do primeiro lançamento de ‘Liga da Justiça’, fizeram com que a Warner Bros. desistisse do universo expandido de personagens da DC Comics – incluindo a continuidade do Superman com ela.

Ele [Superman] completou o seu aprendizado sobre a humanidade, e agora tem o seu ‘mestrado‘”, disse Snyder. “Para mim, é isso que deveríamos abordar. Eu acho que, no fim de tudo, quando você o vê, o que eu pensaria — e francamente, não há filme o suficiente para isso, eu sei que isso soa louco neste contexto — para explorar. Mas esse sempre foi o plano que seguiríamos. No final, teríamos mais uns dois filmes, com o último sendo um verdadeiro filme do Superman em várias formas”. Avalia o diretor.

Pelo que começamos a perceber na fala do diretor Zack Snyder, existem muito mais mistérios à serem contados sobre a vida do Super Herói, dentre elas, a sua ligação direta com o mundo agro. (começou a fazer sentido esta matéria ser publicada aqui?)

A história do Superman

Para entender melhor a sua ligação com o campo é importante relembrarmos alguns pontos históricos sobre a vida do personagem, então vamos lá!

No planeta Krypton, usando provas fornecidas pelo cientista Jor-El, o Conselho condena tentativas de insurreição do General Zod, Ursa e Non à Zona Fantasma. Por isso, Zod jura vingança sobre Jor-El e sua família. Jor-El, apesar de sua eminência, é incapaz de convencer o Conselho de que Krypton em breve será destruído quando seu sol vermelho entrar em supernova. Para salvar seu filho, Kal-El, Jor-El lança uma nave espacial que o contém para a Terra, um planeta com uma atmosfera adequada onde a estrutura molecular densa de Kal-El lhe dará poderes sobre-humanos. Pouco depois do lançamento, o sol de Krypton explode, destruindo o planeta.

A Nave pousa nas terras da pequena e pacata Smallville, no Kansas(USA). Kal-El, que agora tem três anos de idade, é encontrado por Jonathan e Martha Kent, produtores rurais (novamente a ligação com o campo), que ficam surpresos quando ele é capaz de levantar seu caminhão. Eles levam-no para a sua fazenda o criam como seu próprio filho, nomeando-o Clark, o nome de solteira de Martha.

Até aqui você deve estar curioso para entender o título da matéria, mas afinal que nova identidade secreta é essa? continue lendo para entender.

ova identidade secreta de Superman

Segundo a narrativa do cenário cinematográfico, Smallville é uma cidade rural no condado de Lowell, Kansas, EUA, fundada por Ezra Small. Clark Kent, antes de se tornar o Superman, viveu na cidade desde que foi adotado por seus pais, Jonathan e Martha Kent. Smallville está localizada a uma curta distância de Metropolis, 425 milhas de Hub City e perto também de Grandville. Sua população é de cerca de 45.000 habitantes, porém, após a chuva de meteoros que trouxe Clark Kent em uma nave espacial, a população da cidade passou para 45.001. O jornal local da cidade é o Smallville Ledger e a estação rádio local chama-se KROC. Existe também uma fábrica de fertilizantes pertencentes a LuthorCorp, conhecida como LuthorCorp Fertilizer Plant Number Three (mais uma referência ao setor rural).

Smallville foi descrita como sendo parte do Kansas pela primeira vez no filme Superman de 1978.

Ligação com o mundo real

Como vimos anteriormente, Smallville esta situada no Kansas, ou, na sua forma em português, “Cansas”, que é na vida real um dos 50 estados dos Estados Unidos (USA), localizado na região centro-oeste do país. O Kansas é um dos líderes nacionais da indústria agropecuária. O estado é o maior produtor de trigo do país. Isto lhe rendeu os títulos de Wheat State (Estado-trigo) e Breadbasket of America (Cesta de pães dos Estados Unidos). Além disso, o Kansas possui um dos maiores rebanhos de gado bovino do país. A agropecuária foi durante muito da história do Kansas sua principal fonte de renda. Dodge City (Kansas) é considerada por muitos como a “capital mundial dos cowboys“. Kansas também possui uma forte indústria de mineração, sendo um líder nacional na produção de petróleo e gás natural. Atualmente, as principais fontes de renda do estado são o comércio e a manufatura.

Pelo enredo e pelas ligações com o mundo real, podemos perceber que o personagem, Superman, é um autêntico representante do setor rural, até mesmo pelos ensinamentos(deixados pelo Pai) que carrega consigo até hoje.

A primeira identidade secreta do Superman

Aqui é que a coisa começar a fazer ainda mais sentido. Seja no campo ou em uma mesa de redação, não basta ser apenas mais um, tem que ter super poderes para exercer estas funções(kkk). Mas como você deve saber, conforme o Super Herói foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos, mostrando sua força e poderes desde pequeno. Na fase adulta, após abandonar o campo, Superman quando não está com o tradicional uniforme azul e capa vermelha, ele vive como o pacato Clark Kent, um repórter profissional (jornalista) no Planeta Diário, junto com Lois Lane, Jimmy Olsen e seu chefe Perry White. Senhor White, como ele gosta de ser chamado, foi de grande ajuda para que Clark Kent ganhasse o emprego no jornal. Rígido e decidido, o jornalista sempre busca a perfeição pela sua equipe de edição. A identidade do Superman é mantida em segredo por Lois Lane, a sua namorada na ficção. Ele usa uma cabine telefônica para tirar o disfarce e sair em suas missões de resgate.

Neste exato momento você deve estar pensando, tá mas afinal, esta identidade secreta (jornalista) nós já conhecemos e a nova identidade? Então continue lendo que eu vou responder, mas antes quero pense um pouco e veja os easter eggs no filme de Zack Snyder.

Liga da Justiça, e o último focaria em Clark Kent

O diretor Zack Snyder acredita que as quatro horas da sua versão de Liga da Justiça não bastam para dar conta do que ele tinha planejado para o Superman no DCEU. Em entrevista ao Screen Rant, ele disse, “Honestamente, não há filme suficiente. Sei que parece loucura dizer isso neste contexto. Mas esse sempre foi o plano para o futuro. No final, se tivéssemos mais dois filmes, o último seria realmente sobre o Superman em muitos sentidos.

Embora não tenha dado detalhes sobre seus planos nesta entrevista, à Esquire Snyder abriu o jogo. Segundo o diretor, durante a batalha entre Darkseid e os heróis da Terra, assistiríamos o sacrifício do Batman e a ascensão do Superman. “Ele seria o chefe da Liga da Justiça e do exército dos homens, e poderia ir desse modo ‘berserker’ para um mais benevolente.”, explica o diretor. Essa benevolência é atribuída aos ensinamentos do seu pai Jonathan Kent e a vida pacata que ele teve no campo como produtor rural.

snyder agro - superman
Jonathan Kent (Kevin Costner) Cena do filme “Men of Steel”

Há mais do ser humano em Clark do que ele mesmo imagina. Seu amor pela raça que o acolheu é também uma de suas fragilidades. Dor é uma condição que o acompanha. Dor provocada pela solidão. Dor que vem do medo de não ser aceito pelos outros. Dor por não poder ser quem realmente é. “Jonathan Kent é a única figura paterna da vida de Clark Kent, é aquele que o ajudou a entender sua missão no mundo como Super-Homem“, disse Snyder em comunicado. Segundo o diretor o próprio ator escolhido para interpretar o pai adotivo de Clark representa muito bem o homem do campo. “Kevin Costner tem a capacidade de mostrar a força interna desse americano do interior que criou o maior super-herói de todos os tempos.“, afirma Snyder.

Na versão estendida de Zack Snyder, vemos que o Superman fica ausente na maior parte do filme, com a sua presença sendo apenas mencionada por outros personagens. Quando ele de fato aparece, ele tem essa percepção mítica de que ainda precisa habituar-se a usar seus poderes em prol da humanidade, agindo como uma pessoa humana. Ao ressuscitar no filme, Superman não está consciente de si e ataca os companheiros de justiça, por não entender o seu retorno à terra. Mas quando volta à fazenda, ele “desperta” de vez quando relembra que tinha pedido Lois em casamento, e ambos caminham nos arredores da fazenda e falam sobre a responsabilidade de herói do Superman. O Homem de Aço acaricia as folhas no milharal, remetendo as suas lembranças de infância e os ensinamentos do pai agricultor. Tudo isso traz o simbolismo de sua ligação direta com vida no campo.

É neste exato momento que ele se dá conta de quem realmente é, recobra a sua consciência humana e vai ajudar os amigos justiceiros contra o vilão do filme.

Snyder Agro: a nova identidade secreta do Superman

Finalmente estamos chegando ao final desta matéria e você já deve saber pra onde caminha a conclusão desta análise e qual é a nova identidade secreta do Superman. Então vamos dar os detalhes finais e o futuro do personagem nas telonas.

Zack Snyder
Zack Snyder

Pelo plano de cinco filmes de Zack Snyder, dá para entender o motivo do diretor acreditar que a versão estendida de ‘Liga da Justiça’ (com 4 horas de duração) seria pequena demais para o Superman. Atualmente, porém, não parece que a Warner Bros. vai levar isso tudo à realidade. Os fãs certamente querem, mas nem o próprio diretor tem muita fé de que isso vá acontecer. Mas começam a aparecer novas pistas sobre a identidade secreta e real do Homem de Aço.

Superman está de volta à TV, em Superman & Lois, o mais recente na série de sucesso da CW baseado em personagens da DC Comics (alternadamente conhecido como o Arrowverse, para a primeira série da sequência, ou o Berlantiverse, para o produtor e mestre Greg Berlanti). O episódio piloto foi ao ar em fevereiro deste ano, e é muito bem produzido, com um tom distinto e uma forte sensibilidade visual que o diferencia de seus antecessores. Em vez de uma história de origem como em Smallville ou sobre os primeiros dias dos dois como colegas jornalistas (Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem), Superman & Lois conta a história deste destes personagens após mais de uma década de casamento, com dois filhos adolescentes, Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan (Alex Garfin). Ainda mais intrigante, ele os retrata lutando com os problemas comuns em sua vida na pequena cidade do Kansas.

Estes são pequenos desdobramentos da principal dificuldade levantada na série, onde o próprio vilarejo no Kansas em 2021, com a cultura pop, em geral, tem trabalhado duro para ignorar a vida simplista de Superman & Lois. O enredo se encarrega claramente de centrar-se nas correntes econômicas que transformaram o coração americano no século XXI, mas sem reconhecer as correntes políticas e sociais que a acompanharam e, até certo ponto, causou essa transformação. Em uma das cenas centrais do piloto, o chefe dos bombeiros de Smallville diz a Lois que a razão pela qual a indústria do jornalismo está lutando, é por que repórteres como ela se tornaram “muito políticos”, e desprezam pessoas rurais como ele (parece muito com a nossa realidade).

Para ser justo, este não é um problema novo no que diz respeito ao Super-Homem. O personagem é, afinal, o próprio emblema do centrismo de meados do século. Ele é poderoso o suficiente para dominar o mundo, mas a essência de sua bondade é que ele escolhe não fazer isso, e sim respeitar a lei, democracia e governo eleito. Mais importante, e um componente essencial na história do Super-Homem é que as pessoas são, em geral, boas; capazes de serem inspiradas pelo Super-Homem para maior compaixão, generosidade e amor incondicional.

No trecho do filme acima, Superman II – a aventura continua, de 1983, podemos ver a contextualização do personagem na zona rural do Kansas, onde ele mais uma vez se desfaz do disfarce jornalístico para assumir a forma do Homem de Aço e salvar um menino que estava prestes a ser atropelado por uma colheitadeira. Símbolos colocados propositalmente no filme para salientar o potencial produtivo Americano e as origens do Superman.

Concluindo, o futuro do Superman nas telonas vai revelar a sua nova identidade secreta de Produtor Rural, e não mais como um repórter do Planeta Diário, com super poderes infinitos e senso de humanidade mais presente que a dos próprios seres humanos. Nada diferente da vida de um produtor rural de verdade, que possui força, determinação e capacidades além dos limites, que busca incansavelmente as melhores práticas para usar o seu conhecimento em favor de toda humanidade, produzindo alimentos e gerando emprego e renda.

Esta matéria é uma pequeno e singelo reconhecimento aos grandes homens da terra. E serve para lembrar à todos nós que os super heróis que vemos e idolatramos nos filmes, nada mais são que representações de heróis da vida real, como o grande Produtor Rural. Parabéns ao trabalho em prol da humanidade!

Se você ainda tem dúvidas sobre este grande herói e quer conhecer mais sobre o Universo Agro, então navegue aqui neste portal e veja quanta coisa acontece no dia-a-dia de um Produtor Rural. Fica a dica!

Por Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados