Turbina eólica mais potente do mundo entra em funcionamento

Pela primeira vez, a turbina eólica mais potente do mundo foi instalada no centro de testes Østerild National para grandes turbinas eólicas em Western Jutland, Dinamarca. A turbina de 15 MW, conhecida como Vestas V236, é um protótipo do fabricante de turbinas eólicas dinamarquês Vestas Wind Systems.

A escolha por fontes de energia renováveis, como a eólica, está se tornando cada vez mais popular em muitos países, e a instalação da turbina mais potente do mundo é uma prova disso. A energia eólica é considerada uma das fontes mais sustentáveis e renováveis, pois não emite gases tóxicos e não gera resíduos.

Turbina eólica mais potente do mundo entra em funcionamento

Vantagens

A energia eólica tem outras vantagens sobre outras fontes renováveis, como a solar. Por exemplo, a construção de parques eólicos não sacrifica terras disponíveis para agricultura. Além disso, é possível gerar energia 24 horas por dia por meio dessa fonte, sem causar danos ao meio ambiente. Países com extensas águas territoriais, como a Dinamarca, também podem aproveitar os ventos marítimos para gerar energia eólica.

O V236 é uma turbina de 15 MW, com uma área de varredura superior a 43.743 metros quadrados. O diâmetro do rotor é de 236 metros e o conjunto da turbina tem 280 metros, quase o mesmo que o Trump Building On Wall Street, em Nova York. A turbina também conta com pás de 115,5 metros de comprimento, e é capaz de fornecer 80 GWh de energia todos os anos. Essa energia seria suficiente para atender às necessidades de 20 mil casas europeias e evitar mais de 35 mil toneladas de dióxido de carbono liberadas na atmosfera todos os anos.

Mercado promissor

Com sede na Dinamarca, a Vestas Wind Systems fornece turbinas eólicas para 88 países e está no negócio há meio século. A empresa lidera o caminho promissor de aerogeradores com maior eficiência de geração de energia.

O mercado de energia eólica é promissor, e a instalação da turbina mais potente do mundo é uma prova disso. A demanda por fontes de energia limpa e renováveis está aumentando, e a eólica é uma das fontes mais promissoras. A Vestas Wind Systems e outras empresas de tecnologia eólica estão trabalhando para desenvolver novas tecnologias e tornar a eólica ainda mais eficiente e acessível. Com a instalação da turbina mais potente do mundo, o futuro da energia eólica se mostra cada vez mais brilhante.

Turbina eólica mais potente do mundo entra em funcionamento

China prepara-se para ultrapassar marca

A China tem se destacado na indústria eólica graças ao aumento do uso de turbinas eólicas instaladas em alto mar. O país ultrapassou a marca de 300 milhões de quilowatts em 2021 e tem sido líder mundial há 12 anos consecutivos, quase o dobro da UE e três vezes mais do que os EUA.

Como parte da transição energética, a China está pronta para instalar a maior turbina eólica offshore já construída no mundo, com 18 MW e pás de 128 metros. A fabricante industrial CSSC Haizhuang, uma subsidiária da China State Shipbuilding Corporation, um dos 10 maiores grupos de defesa da China, revelou detalhes sobre um protótipo de uma turbina eólica offshore de 18 megawatts. Com pás SuperBlade+ de 128 metros, varrerão uma área de 53.000 m2, equivalente a sete campos de futebol.

Segundo a empresa, este modelo será capaz de gerar 44,8 quilowatts-hora de eletricidade por rodagem na potência máxima. Isso equivale a mais de 74 milhões de quilowatts-hora de energia limpa por ano, o equivalente ao consumo anual de eletricidade de 40.000 residências.

Além de ser a maior turbina eólica offshore do mundo, este modelo é totalmente seguro, utilizando um sistema de deteção holográfica para controlar e reduzir a carga geral e pode reduzir a vibração da lâmina e minimizar a vibração na torre e na fundação em 50%, de acordo com o fabricante.

O maior parque eólico offshore do mundo também será instalado na China, na cidade de Chaozhou, província de Guangdong, com uma capacidade de 43,3 GW no Estreito de Taiwan.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *