ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 08 de janeiro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 08 de janeiro 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil.

Áreas de instabilidade voltam a ganhar força em áreas do Nordeste neste sábado e um intenso corredor de umidade vindo da região Norte do país, conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) ainda mantém o tempo instável sobre o Centro-oeste e o Sudeste do Brasil.

Também tem uma frente fria que ajuda a canalizar este corredor de umidade e intensificar as precipitações principalmente sobre áreas do Sudeste do país. Há alerta para perigo de chuva muito forte e volumosa principalmente sobre áreas da região metropolitana de Bel Horizonte, Zona da Mata Mineira, norte do Rio de Janeiro e também sobre áreas do sul Capixaba.

A chuva vai ocorrer de forma muito persistente e por causa do acumulo dos últimos dias, o solo ainda se encontra muito encharcado favorecendo a condição para transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e até mesmo transbordamentos de rios e Córregos.

Na região Sul do país o tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul e também nas áreas mais centrais de Santa Catarina e do estado do Paraná. Mas a chuva retorna ao Oeste e por causa de áreas de instabilidade vindas do interior da região.

No Centro-Oeste o tempo também fica muito instável, com condição para temporais principalmente sobre o nordeste de Mato Grosso e áreas do norte do estado de Goiás.

Já no Nordeste do país aumenta a condição de chuva e temporais novamente sobre áreas do oeste e sul baiano. Também não se descarta o risco de temporais sobre o sul do Piauí e sul do Maranhão. Nas demais áreas dos dois estados a chuva ocorre com moderada a forte intensidade e pode vir acompanhada por raios e rajadas de vento.

Na região Norte, a chuva também não dá tréguas, ocorrendo de forma muito expressiva sobre o Tocantins.

Com relação às temperaturas, grande parte do país terá um dia quente e abafado. A máxima prevista para Salvador é de 31º, em Cuiabá faz 33º e na capital Fluminense a temperatura não sobe muito por causa do tempo mais fechado, mas não faz frio e a máxima prevista para o Rio de Janeiro é de 26º graus na tarde deste sábado.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 08 de janeiro 2022

Esta sexta-feira é mais um dia com muita nebulosidade e chuva sobre quase todo o Brasil. A maioria das áreas do Sudeste, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte, têm um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios e alguns períodos com sol. Há risco de chuva forte em muitos locais, com potencial para alagamentos nos centros urbanos.

Atenção: dia de muita chuva no litoral do PR, de SP, no RJ, na Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte.

Sol e pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser fortes, em MS (exceto no oeste do estado), no oeste e sul de MT, em RO, no centro-leste do AC, no AM (exceto no leste do estado, incluindo Manaus), em RR, no norte do PA, no centro-norte do MA e do PI, no norte, centro, sul e leste da BA, no Vale do Jequitinhonha (MG) e no oeste de SP

Dia de sol e sem previsão de chuva em quase todo o RS, onde chove só no litoral norte do estado, no interior de SC, no oeste de MS e oeste do AC.

Sol e chuva passageira no interior do PR, em SE, AL,PE, PB, RN, CE e norte do PI

Alertas meteorológicos para 07/01/2022 – sexta-feira

Alerta especial: PERIGO – chuva forte e volumosa, com potencial para alagamento, no litoral norte de SP, litoral sul do RJ, e região da Grande Belo Horizonte

Alerta para temporais: norte de SP, Vale do Paraíba e Mantiqueira (SP), RJ, inclui Grande Rio, MG, incluindo a Grande BH (exceto Vale do Jequitinhonha), ES, exceto norte do estado e incluindo Grande Vitória, GO, DF, norte e leste de MT, sudoeste da BA, oeste e sul do PA, sul/sudoeste do TO, leste do AM

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento: oeste e centro-leste de SP, incluindo o Grande SP, Vale do Jequitinhonha (MT), norte do ES, centro-norte e leste de MS, centro, sul e oeste de MT, RO, leste do AC, sul, centro, oeste e leste do AM, centro-leste e norte do PA, AP, MA (exceto no norte do estado), PI (exceto no norte do estado), BA, exceto sudoeste do estado.

Veja abaixo o temporal que castigou o interior de SP.

Barretos decreta calamidade; Veja vídeo da idosa sendo levada pela enxurrada

Em três horas, cidade no interior de SP teve quase metade da média histórica de chuva para o mês; enxurrada transformou avenidas em rios. Moradores registraram o momento em que Antônia Yoshida, de 77 anos, foi levada pela enxurrada entre a Avenida 37 e a Rua 20.

Clique na imagem abaixo para acessar a matéria completa com o vídeo.

Barretos decreta calamidade; Veja vídeo da idosa sendo levada pela enxurrada
https://agronews.tv.br/barretos-decreta-calamidade-veja-video-da-idosa-sendo-levada-pela-enxurrada/

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Mostrar mais
Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados