CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.

A presença de um sistema frontal que é constituído por uma frente fria e uma área de baixa pressão, provoca bastante chuva nos três estados do sul do Brasil neste início de semana. Será uma chuva volumosa e muito bem-vinda principalmente para as áreas produtoras de milho segunda safra do Paraná.

Enquanto isso, os produtores de soja tardia do Rio Grande do Sul ainda aguardam o tempo mais firme para finalizar a colheita dessa soja. Pelo menos até o meio da semana ainda tem muita água para cair desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, mas os maiores volumes se concentram entre o norte de Santa Catarina e em metade sul do Paraná. Em algumas localidades do acumulado poderá alcançar o 150mm de chuva.

Já na região Sudeste do Brasil, a chuva vai aumentar no final desta semana. A frente fria vai avançar e quando passar pela costa de São Paulo, só vai provocar chuva mais forte ao longo da faixa Leste. Agora no interior, região do Triângulo Mineiro e centro e sul de Minas, a chuva vai ser fraca e localizada. Porém quando essa frente fria alcançar áreas próximas ao sul da Bahia, aí sim, ela ganha força de novo e provoca bons acumulados de chuva nas áreas mais ao norte de Minas Gerais.

Também vai chover com um pouco mais de intensidade no oeste da Bahia. Sem dúvida alguma a umidade do solo deve aumentar justamente nestas regiões.

CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022

Assista o Boletim CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana. Aperte o Play!

https://www.youtube.com/watch?v=5Uiyc7vsJQ4

Vem mais frio por aí

Vem vindo aí uma nova onda de ar frio que vai influenciar a Região Sul e também parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Até mesmo uma nova friagem na Região Norte também não pode ser descartada.

O frio não será muito intenso ainda. A queda da temperatura deve ser semelhante à que ocorreu na virada de março para abril. Mas desta vez, o frio será mais seco. Geada e alguma temperatura negativa poderá ser considerada apenas nas serras gaúcha e catarinense. É possível que ocorram temperaturas na marca dos 10°C em Mato Grosso do Sul e até em algumas áreas de São Paulo e do Sul de Minas.

Confira agora alguns detalhes sobre esta nova massa de ar frio que chega ao Brasil na véspera do feriado prolongado da Páscoa.

Temperaturas mais baixas

De uma forma geral a semana será marcada por temperaturas mais amenas no Sul do Brasil, devido à entrada constante de umidade e o tempo mais encoberto. Na terça-feira (12), a passagem de uma nova frente fria vai provocar muita chuva nos três estados da Região e a entrada do ar frio de origem polar, mantêm as temperaturas mais baixas.

Nova frente fria reforça o risco de temporais

Uma nova frente fria chega ao litoral gaúcho já na noite de segunda-feira (11), mas ela avança pela costa da Região Sul apenas na terça-feira (12). As instabilidades aumentam sobre Santa Catarina e no Paraná e tem previsão de muita chuva sobre os dois estados. O risco de temporais se eleva principalmente no interior destas regiões.

Uma avaliação observada neste Boletim CLIMATEMPO é que o estado do Rio Grande do Sul também terá um dia instável, com muita nebulosidade e chuva forte em vários momentos, com o maior potencial para temporais no norte e noroeste do estado.

Na quarta-feira (13) a frente fria se afasta em direção ao Sudeste do Brasil e as instabilidades começam a perder força, principalmente no estado gaúcho. Apesar da nebulosidade o tempo volta ficar firme no oeste do Rio Grande do Sul e na região de Uruguaiana. O centro-sul do estado terá um dia de sol apenas com chuva passageira. A capital Porto Alegre ainda fica em atenção para chuva com moderada a forte intensidade e trovoadas, mas de forma isolada.

O sol também aparece mais no centro-sul catarinense e a chuva se concentra entre a tarde e a noite, mas sem previsão de grandes acumulados. A nebulosidade ainda segue alta sobre o litoral, região central e norte do Paraná e tem previsão para pancadas de chuva em vários momentos, inclusive em Curitiba. A chuva forte vai se concentrar nas regiões mais próximas ao estado de São Paulo.

Quando chega o frio?

A frente fria que vem trazendo esta nova massa de ar frio de origem polar começa a influenciar a Região Sul do Brasil no dia 14 de abril. Antes disso, a Região Sul terá muita chuva, mas a temperatura não tem uma queda muito acentuada.

É durante o dia 15 de abril, na sexta-feira, que o ar frio começa a se espalhar de vez pelo Brasil.

Qual o caminho do centro da massa de ar frio?

Esta nova massa de ar frio de origem polar vai começar entrar na Argentina no dia 12 de abril. Mas é no dia 14 que o centro do ar frio (região mais fria do sistema) vai alcançar a região centro-leste da Argentina, com cerca de 1025 hPa.

O centro do ar frio avança para o oceano no dia 15 de abril, sexta-feira, passando sobre a região entre o litoral da província de Buenos Aires e do Uruguai

No fim de semana, 16 e 17 de abril, esta massa de ar frio de origem polar ganha um pouco de força sobre o oceano, na altura da costa do Uruguai. Depois, esta massa de ar polar vai se deslocando sobre o oceano, mas ainda jogando vento frio para as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

Como o ar frio vai se espalhar pelo país?

No dia 14 de abril, quinta-feira, o ar frio de origem polar se espalha rapidamente sobre o Sul do Brasil e já será sentido também em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e até no Rio De Janeiro. Quase toda a Região Sul já terá um dia frio, mas com sol. Mas nestas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio se mistura com a chuva e a sensação de desconforto poderá incomodar muita gente. O Sul terá o frio com sol, mas as outras áreas terão o frio úmido.

Temperaturas próximas de 0°C poderão ocorrer em áreas da serras gaúcha e catarinense.

O Climatempo destaca que no feriado da sexta-feira, 15 de abril, o frio aumenta em toda a Região Sul do Brasil e também vai esfriar mais em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro- sul de Minas Gerais. A temperatura cai também no Espírito Santo e o calor diminui nas outras regiões mineiras, no oeste e sul de Mato Grosso e até em Rondônia e no Acre.

No sábado, 16 de abril, o ar frio continua sentido em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e na Região Sudeste. O dia amanhece mais fresco no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre e em Rondônia, mas não será o frio intenso que fez no início de abril.

Na madrugada dos dias 15 e 16 de abril, a temperatura poderá ficar em torno dos 10°C em áreas do sul de São Paulo e também em vários locais do estado de Mato Grosso do Sul.

No dia 17 de abril, domingo, o ar frio de origem polar ainda será sentido na madrugada e pela manhã no Sul e no Sudeste do Brasil, mas a tendência já é de maior aquecimento ao longo do dia.

Em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em Rondônia e no Acre, o dia já será de calor, com temperaturas acima dos 30°C durante a tarde.

Durante a segunda-feira, dia 18 de abril, um pouco do ar frio ainda será sentido em áreas do Sul e do Sudeste do país, mas menos acentuado do que no fim de semana. A tendência é de elevação de temperatura.

CLIMATEMPO 12 a 18 de abril 2022

Temperatura negativa

O maior impacto desta nova massa de ar frio de origem polar será sobre a Região Sul do Brasil, que estará mais próxima do centro do ar frio. Mas ainda não será um frio muito intenso. A expectativa é de que as temperaturas fiquem próximas do que foi observado com a passagem da massa de ar frio na virada de março para abril.

Há uma pequena chance de temperatura ligeiramente abaixo de zero, mas apenas na madrugada e amanhecer da sexta-feira, 15 de abril, nas áreas mais elevadas da Serra catarinense

De forma geral, as temperaturas mais baixas durante a passagem desta massa de ar frio sobre o Brasil devem ficar entre 1°C e 5°C. Essas temperaturas poderão ser observadas na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e também em algumas áreas mais elevadas ao sul do Paraná.

Geada

A chance de ocorrência de geada durante a passagem desta nova massa de ar frio é considerada apenas para o Sul do Brasil. Por enquanto, o frio não será forte para que o fenômeno ocorra em estados como São Paulo ou Mato Grosso do Sul.

A maior chance para ocorrência de alguma geada será na sexta-feira, 15 de abril, em áreas da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e também nas serras gaúcha e catarinense.

Uma pequena possibilidade de geada também pode ser considerada para o extremo sul do Paraná.

Ar frio na última semana de abril

Para finalizar, um ponto interessante que observamos no Boletim CLIMATEMPO é que outra frente fria associada a um forte ciclone extratropical deve avançar pelo Brasil na última semana de abril de 2022. Essa frente fria poderá provocar um novo resfriamento acentuado especialmente no Sul do Brasil.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.