ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 15 de janeiro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

climatempo-15-de-janeiro-2022

Previsão de chuva em boa parte do país, mas perde força entre GO, extremo sul do TO e no oeste da BA, confira!

Veja a análise do Boletim CLIMATEMPO 15 de janeiro 2022 e confira a previsão do tempo no Brasil para este sábado.

Ao longo deste sábado, áreas de instabilidade que atuam entre o Brasil e Argentina voltam a provocar pancadas de chuva sobre áreas do Rio Grande do Sul. Também chove entre Santa Catarina e o estado do Paraná em forma de pancadas rápidas, mas não se descarta chance para temporais em algumas áreas.

Lembrando que a região Sul do país segue sobre a atuação de uma onda de calor e as temperaturas vão seguir muito elevadas, principalmente sobre o Rio Grande do Sul.

Há previsão de chuvas sobre áreas do estado de São Paulo, Zona da Mata Mineira, sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, mas uma chuva muito típica de verão e vai ocorrer ao fim do dia, depois de uma tarde de muito sol e calor.

Grande parte do centro e norte de Minas Gerais, além do Espírito Santo, terão tempo mais firme. O tempo também segue firme entre os estados de Goiás, extremo sul do Tocantins e oeste da Bahia, o que ajuda na evaporação da água do solo que se encontra muito encharcado por causa das intensas chuvas dos últimos dias nestas áreas.

Por outro lado, grande parte do Nordeste do país vai seguir com tempo instável e com condição para fortes temporais desde o Maranhão até áreas do Ceará. Também não se descarta a possibilidade de chuva forte e temporais sobre áreas da faixa leste do Nordeste.

Já na região Norte do país o tempo também segue instável com condição de chuva forte e temporais, e o dia será marcado por bastante nebulosidade principalmente sobre a área do estado do Acre e no sul do Amazonas.

Com relação às temperaturas, as máximas vão se elevar bastante em grande parte do Brasil. Em Salvador a temperatura chega aos 29º graus na tarde deste sábado, 36º e a máxima para o Rio de Janeiro, 38º em Porto Alegre e em Cuiabá o sol aparece entre poucas nuvens e a máxima vai chegar aos 34º graus à tarde.

Assista o Boletim CLIMATEMPO 15 de janeiro 2022

Segunda quinzena de janeiro com calor e menos chuva no Sudeste

As simulações da previsão de temperatura de vários modelos atmosféricos indicam um forte aquecimento e grande redução da chuva na Região Sudeste no começo da segunda quinzena de janeiro de 2022.

A ZCAS que atuou em boa parte da primeira quinzena de janeiro sobre a Região Sudeste, provocou muito problemas em várias cidades. A chuva aconteceu de forma frequente e volumosa. Além disso, por causa do tempo mais fechado e a chuva persistente, as temperaturas ficaram baixas para os padrões do verão. Porém, agora, para a segunda quinzena do mês, a situação será completamente diferente, explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

O padrão de circulação atmosférica já está mudando. A Alta Subtropical do Atlântico Sul(ASAS) está se aproximando da Região Sudeste, e a circulação de ventos nos níveis médios da atmosfera vai ajudar a dificultar a formação de nuvens de chuva. Isso vai permitir com que os dias sejam bastante ensolarados, com alto índice de insolação, fazendo com que as temperaturas subam com mais facilidade.

Quem vai receber os maiores volumes de chuva no país?

O fluxo de umidade tende a descer mais para o Sul do Brasil, o que é uma boa notícia, já que a Região que vem sofrendo com problemas de estiagem. Esse será um grande destaque neste início da segunda quinzena de janeiro.

Com o bloqueio atmosférico atuando, não há previsão do avanço de frentes frias e massas polares, por isso o calor vai continuar. Até diminui um pouco as temperaturas em relação aos últimos dias, mas não há previsão para frio. A volta da chuva vai acontecer devido ao fluxo de umidade e o aquecimento da atmosfera. Há um grande potencial para temporais nos próximos dias.

A parte norte da Região Nordeste e o Norte do Brasil ainda podem ter pancadas de chuva com forte intensidade no próximo período também.

Além destas observações, podemos conferir ainda no Boletim CLIMATEMPO 15 de janeiro 2022 que o calor continua elevado na regiõ

Calor aumenta em São Paulo nos próximos dias e bate recorde

A tarde de 13 de janeiro foi a mais quente do ano até agora na cidade de São Paulo, com temperatura máxima de 30,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 29,3°C, no dia 3.

São Paulo começou a esquentar novamente na quarta-feira, após uma sequência de 5 dias com temperatura máxima igual ou abaixo dos 25,0°C, que já pode ser considerado valor muito abaixo da média normal para janeiro. A temperatura máxima de referência para janeiro é de 28,2°C, pelo cálculo do Inmet para o período de 1981 a 2010.

No dia 9 de janeiro, a temperatura máxima foi de apenas 20,8°C, valor compatível com um dia de inverno.

Mais calor nos próximos dias

Calor aumenta nos próximos dias e a temperatura deve chegar aos 32°C . Entre esta sexta-feira, 14, e a segunda-feira, 17 de janeiro, a cidade de São Paulo pode estabelecer sucessivos recordes de calor para o ano de 2022.

O sol aparece forte por várias horas nos próximos dias, não tem previsão de passagem de frente fria pelo litoral paulista, mas algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde ou à noite por causa do calor.

O calor deve aumentar ainda mais na próxima semana.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 24 a 30 de maio 2022, veja a previsão do tempo no BR

Diárias de Mercado

Café: clima frio deixa produtores em alerta

GeralNotícias

Geada pode impactar a produção de milho e feijão 2ª safra no centro-sul do país

ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 17 a 23 de maio 2022, veja a previsão do tempo no BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.