CLIMATEMPO 21 de fevereiro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 21 de fevereiro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta segunda-feira.

ZCAS segue provocando muita chuva no Sudeste do Brasil

A ZCAS ainda influencia grande parte do Sudeste ao longo deste fim de semana. A chuva já trouxe diversos transtornos, principalmente sobre a região de Petrópolis, no Rio De Janeiro. O volume de chuva na região já está quase três vezes maior em relação à média.

Mais chuva

Mas em outras áreas do Sudeste, a chuva também trouxe problemas. Os meteorologistas da Climatempo ainda alertam para bastante chuva nos próximos dias em Minas Gerais, Rio de Janeiro e até em algumas cidades do Espírito Santo, entre a região serrana e o centro-sul do estado. Regiões como a Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Petrópolis e Grande Rio ainda podem ter pancadas de chuva com até forte intensidade.

Atenção: com a grande quantidade de chuva já acumulada e o solo saturado, há risco para novos alagamentos e deslizamentos!

Petrópolis em alerta para mais chuva

A média de chuva para a cidade em fevereiro é de cerca de 200mm, mas do início deste mês até esta sexta-feira (18), o acumulado de chuva já ultrapassava os 500mm. Atenção: O alerta é para mais chuva neste fim de semana. Este sábado (19) e a segunda-feira (21) da próxima semana ainda serão marcados por chuva bastante intensa.

Além da grande chance de novos transtornos, a chuva pode atrapalhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

Já em São Paulo, a situação é diferente. O fim de semana será típico de verão, com sol entre nuvens, calor e pancadas isoladas de chuva. Ainda não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns pontos, mas não há previsão para volumes excessivos como nos demais estados da Região Sudeste.

Assista o Boletim Boletim CLIMATEMPO 21 de fevereiro 2022. Aperte o Play!

https://www.youtube.com/watch?v=bA3GM57SgAA

Perigo para mais chuva no RJ

A atualização dos modelos meteorológicos indicam que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda se faz presente neste domingo e segunda-feira (21), reforçando assim a chuva em áreas de MG e RJ. A formação de um vórtice em altos níveis intensifica ainda mais esse sistema.

Chuva forte e volumosa na Serra Fluminense

Entre segunda (21) e terça-feira (22), a previsão é de chuva volumosa em toda a Serra Fluminense, com acumulados totais entre 50 e 100 mm acontecendo a qualquer momento do dia. Pontualmente esse valor pode ser ainda mais alto, e se aproxima dos 150 mm.

Os temporais atuam sobre áreas já fragilizadas, com solo encharcado, como a Zona da Mata mineira e a Serra Fluminense. Por isso, é mantida a situação de risco geo-hidrológico, como deslizamento de terra e encostas, alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos.

A chuva não para, mas diminui a partir de quarta-feira (23), tornando-se mais espaçada, com breves períodos de melhoria, onde o sol timidamente aparece e o volume de chuva diminui.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.