conecte-se conosco

Notícias

Erupção do vulcão Nyiragongo piora e faz milhares de pessoas deixarem região

Publicado

em

vulcão Nyiragongo

Um rio de lava procedente do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RDC), atingiu o aeroporto da cidade de Goma no começo deste domingo, anunciaram autoridades locais.

A situação está piorando”, informou um oficial do Parque Nacional Virunga, onde se encontra o vulcão, em mensagem a funcionários, da qual a AFP recebeu uma cópia. “Além do rio de lava na direção nordeste (Kibumba/Ruanda), outro rio desce sobre a cidade. Chegou agora ao aeroporto e deve descer até o Lago Kivu”, detalhou.

vulcão Nyiragongo
Erupção do vulcão Nyiragongo piora e faz milhares de pessoas deixarem região

A erupção do Nyiragongo é semelhante a de 2002”, acrescentou o oficial, pedindo a todos que moram perto do aeroporto que deixem a região imediatamente. Ele assinalou que, no momento, “os outros bairros da cidade não correm perigo” e não devem ser alcançados pela lava.

Milhares de pessoas já haviam deixado a cidade antes mesmo de o Monte Nyiragongo começar a lançar uma fumaça vermelha no céu noturno. Autoridades ativaram um plano de evacuação no fim da noite.

Leia também:  A seguir, saiba o que é ano bissexto

A última erupção do Nyiragongo havia sido em 17 de janeiro de 2002 e causou a morte de mais de 100 pessoas. O fenômeno cobriu de lava quase toda a parte leste de Goma, incluindo metade da pista de pouso do aeroporto.

Goma fica na face sul do vulcão e tem vista para o Lago Kivu. A região de Goma, situada na província de Kivu do Norte, fronteira com Ruanda e Uganda, tem seis vulcões, todos com altura superior a 3.000 metros.

A população atual da região metropolitana de Goma é de 670 mil, de acordo com uma projeção da ONU.

O vulcão, de 3.500 metros de altura, é um dos muitos perto da fronteira da RDC com a Ruanda e Uganda, uma região de floresta tropical e gorilas da montanha raros.

O VULCÃO NYIRAGONGO

O monte Nyiragongo está situado a apenas quinze quilômetros da cidade de Goma e já foi responsável por desastres na região.

Leia também:  Preços da Tilápia passam a fazer parte dos indicadores do CEPEA

Nyiragongo teve uma grande erupção com fluxos piroclásticos em 1977 que deixarem dezenas de mortos e forçaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas para a fronteira com Ruanda.

Houve ainda grandes erupções entre 1982-1983 e novamente em 1994. Em 2002, erupção de maior proporção iniciada em 17 de fevereiro de 2002, trouxe lava para a periferia da cidade de Goma.

Por: AGRONEWS, com informações da Isto É e G1

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências