A criação de peixes é uma importante fonte de proteína animal e uma atividade econômica vital em muitos países, incluindo o Brasil. Recentemente, cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no Brasil desenvolveram um programa de inteligência artificial (IA) que permite medir peixes pacu de forma precisa e em tempo real.
Esta tecnologia inovadora tem o potencial de revolucionar a maneira como a criação de peixes é feita no Brasil, melhorando a produtividade e a eficiência da criação de peixes e ajudando a reduzir os custos de produção. Além disso, a IA também pode ajudar a prevenir o estresse e a transmissão de doenças para os peixes durante o processo de medição.
A criação de peixes no Brasil está prestes a receber um importante impulso graças a esta tecnologia desenvolvida no país, confira!
Inteligência Artificial brasileira mede peixes automaticamente
Uma equipe de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Brasil, desenvolveu um programa de inteligência artificial que permite medir peixes pacu de forma precisa e em tempo real. O software foi desenvolvido para ajudar os pesquisadores a obter dados mais precisos sobre a reprodução de peixes e foi publicado na revista Aquaculture.
Normalmente, para avaliar o crescimento de um grande número de pacus (Piaractus mesopotamicus), é necessário medir e pesar cerca de 2.000 animais por geração, o que pode levar dias e ser um processo estressante e que pode transmitir doenças. A equipe de pesquisadores criou um protótipo que pode melhorar as questões genéticas da espécie para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...