Fotógrafo captura rosto de formiga e imagem surpreende a todos pelas características aterrorizantes. Confira!
Uma imagem do rosto de uma formiga tem chamado a atenção nas redes sociais. O retrato mostra o inseto com um semblante que algumas pessoas têm considerado assustador e que remete a monstros da ficção.
Rosto de formiga assustador
Foto que mostra como é o rosto de uma formiga, foi registrada para o Concurso de Fotomicrografia Nikon Small World de 2022. A imagem está entre as selecionadas com distinção na edição deste ano, que é voltado a fotografias de seres vivos minúsculos. A própria organização do concurso compartilhou uma notícia de um canal de televisão internacional que descreve a situação como: “Foto assustadora mostra como uma formiga é de perto”.
A autoria da imagem é de Eugenijus Kavaliauskas, um pesquisador da Lituânia que tem se especializado em fotografias de insetos após experiências anteriores com aves.

Nas redes sociais do autor, vários comentários têm associado a imagem a monstros, alienígenas e outras criaturas da ficção. “Hora de um novo filme sobre formigas? Será para maiores de 18 anos, com certeza”, brincou uma pessoa.
Amante da natureza, Kavaliauskas começou sua carreira de fotógrafo de vida selvagem, capturando imagens de aves de rapina. Alguns desses trabalhos lhe renderam prêmios. Há quatro anos, no entanto, o desejo de descobrir segredos do mundo, a paixão por ângulos que passam despercebidos e as lições de seu amigo, o fotógrafo americano Saulius Gugis, o o inspiraram a fazer fotomicrografia – capturar imagens sob um microscópio. O ofício, contou ele, mudou completamente sua perspectiva.
“Não há horrores na natureza, apenas falta de conhecimento”, disse Kavaliauskas. “Quando comecei a fotomicrografia, e antes disso, eu era como todo mundo – todos os besouros e insetos eram monstros para mim”, admitiu. “Muitos insetos não são tão agradáveis aos olhos quanto um gato, mas tudo depende do seu ponto de vista.”

Apesar da imagem ter sido bem recebida na internet, o fotógrafo lituano não entrou no Top 20 do concurso. No portfólio de Eugenijus Kavaliauskas é possível viajar pelo universo da fotografia macro com registros impressionantes de várias espécies de insetos como aranhas, louva-deus, joaninha, dentre outros.
Os primeiros colocados do concurso foram os fotógrafos suecos Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que produziram uma bela imagem fluorescente da pata dianteira de um embrião de lagartixa gigante de Madagascar. Eles usaram uma ampliação de 63x para documentar as pequenas veias e ossos da mão.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...