Direito AmbientalEspecialistasNotícias

Saiba a diferença entre Compensação de Área de Reserva Legal e Reposição Florestal

Amigo produtor fique atento! até parece a mesma coisa mas não é. Saiba como identificar e se beneficiar destes recursos jurídicos ambientais.

Estreando o quadro Direito Ambiental no portal AGRONEWS®, a Dra. Alessandra Panizi – Especialista em Direito Agroambiental, vai esclarecer um tema bastante recorrente nas discussões sobre sustentabilidade: Qual a diferença entre Compensação de Área de Reserva Legal e Reposição Florestal?

Compensação de Área de Reserva Legal

A Compensação de área de reserva legal surge caso o produtor tenha praticado a supressão vegetal a partir de 22 de julho 2008. A compensação pode ser feita com a aquisição de uma nova área de mesmo tamanho, no mesmo bioma e em outro local.

Reposição Florestal

Já a Reposição Florestal é devida quando há uma supressão vegetal, ou seja um desmate legal ou ilegal, é como se fosse um um pagamento pela utilização de um recurso hídrico. Este recurso surgiu para a criação de estoques energéticos.

As formas de reposição podem ser: compra de Crédito florestal de uma área já plantada; utilização da recuperação de área de Área de Preservação Permanente – APP ou Área de Reserva Legal; ou o pagamento de uma taxa referente a reposição.

Todos estes detalhes serão esclarecidos nos próximos episódios. Acompanhe nossas Dicas de especialistas e fique muito bem informado.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Dra. ALESSANDRA PANIZI

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais junto à UMSA Universidad del Museo Social Argentino. Especialização em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental – Oswaldo Cruz. Especialização em Direito Agroambiental – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Especialização em Capacitação às Carreiras Jurídicas – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Graduação em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá.

Facebook: https://www.facebook.com/paniziadvogados/

AGRONEWS® Informação para quem produz

Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados